Crie uma interessante ilustração de uma abelha utilizando filtros não convencionais no Illustrator.
1) Utilize a ferramenta Elipse ou a Pen para começar a criar o corpinho e a cabeça da abelha.
2) Agora preencha a parte inferior do corpo com um laranja #FFD85F e as duas partes restantes com #2C1C18.
3) Com a ferramenta Pen, crie sobre a elipse laranja algumas divisões com linhas curvas, providenciando sempre que o início e o fim das linhas avancem um pouco das dimensões da elipse, como mostrado no exemplo A. Em seguida, selecione as linhas mais a elipse laranja e no Painel Pathfinder aplique a opção Divide, como no exemplo B. Preencha algumas destas partes intersectadas com #2C1C18, como no exemplo C.
4) Repita o procedimento do passo 3, só que agora criando dois traços curvos, como mostrado no exemplo. Preencha as novas partes intersectadas com #FEBC2D.
5) Faça uma cópia das outras duas elipses e diminua um pouco o tamanho das mesmas, as posicionando na parte central das elipses maiores. Faça também uma elipse sobre a elipse maior, como exibido no exemplo.
6) Aplique sobre estas novas elipses o Gradient Preto e Branco. No Painel Gradient, clique sobre o slider com preenchimento preto e diminua sua opacidade para 0%. Use a ferramenta Gradient para para posicionar a direção dos brilhos.
7) Crie o olho com uma nova elipse preenchida com preto, aplicando sobre ela o mesmo procedimento de Gradient para criar o brilho. Faça as anteninhas com a ferramenta Pen e depois trabalhe nas espessuras das linhas usando a ferramenta Width.
8) Para fazer as patinhas, crie um retângulo preenchido com preto (A). Em seguida, usando a ferramenta Free Transform opção Perspective, afunile o lado esquerdo do retângulo (B). Clique sobre a forma com a ferramenta Direct Select e usando a opção Live Corners arredonde os cantos da forma (C). Clique com a ferramenta Mesh sobre a parte inferior direita do objeto e no ponto central da malha criada aplique um cinza médio que irá criar profundidade na forma (D). Faça duas cópias e as sobreponha uma sobre a outra as arrastando para a esquerda. (E).
9) Selecione todo o conjunto e vá em Rasterize. Ative o item Transparent e dê Ok. Arraste a forma rasterizada para dentro do Painel Brush e salve na opção Art Brush.
10) Faça na parte inferior da abelha com a ferramenta Pen traços representando a posição das patinhas e em seguida aplique sobre eles o brush criado.
11) Crie as asinhas usando a ferramenta Pen. Faça duas asas uma em segundo plano atrás de todas as demais formas e uma outra em primeiro plano.
12) Faça uma cópia das asas em um layer abaixo e as solde com a opção Unite do Painel Pathfinder.
13) Com a ferramenta Lápis ou Pen crie sobre a forma soldada as ramificações das asas com traços bem finos fazendo com que os limites dos traços passem das bordas da forma soldada abaixo. Depois, use a ferramenta Width para criar variações nas espessuras de cada traço deixando as linhas com um aspecto mais orgânico. Em seguida, aplique o contorno da asa soldada por cima de todos os traços e selecionando os traços e a forma vá em Object e ative Clipping Mask para inserir os traços dentro de uma máscara.
14) Aplique sobre as asas criadas anteriormente um gradient Linear composto com #FBF6E3 e #966446
15) Selecione uma asa de cada vez e vá no Painel Appearence. No submenu Fill diminua a opacidade para 78% conseguindo-se assim uma transparência só do preenchimento da asa sem afetar a transparência do contorno.
16) Faça uma elipse preenchida com preto, vá em Effect e aplique Stylize > Scribble, diminua no painel a espessura de Stroke e diminua bem o valor de Spacing. Dê ok.
17) Vá em Object e aplique Expand Appearence. Em seguida, volte em Effects e aplique o filtro Roughen. Faça ajustes no painel de forma que as linhas fiquem mais distorcidas possível.
18) Selecione as linhas e ative o preenchimento de Stroke. Aplique um gradient Radial composto com #262900, #966446, #FCEE21.
19) Vá agora em Blur > Radial Blur e aplique a opção Zoom. Dê Ok, criando o efeito de pelos do exemplo.
20) Para concluir, coloque o efeito de pelos por trás do corpo da abelha.
Por Getulino Pacheco.
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