Como precificar design e edição de imagens no Photoshop: como agregar valor e se posicionar no mercado

Hoje, vamos falar de temas que passam pela maioria da cabeça dos profissionais de Photoshop do Brasil: como precificar serviços de design? Como cobrar por uma manipulação de imagens no Photoshop? E gerar valor sendo freelancer? Como se posicionar no mercado? Sem mimimi, vamos entrar nesse assunto que gera polêmica, debate e muitas dúvidas. 

O conteúdo completo deste artigo é baseado na #AlekeeseLIVE, lives quinzenais que ocorrem no canal do Grupo PhotoPro no YouTube. Onde eu ensino  profissionais de todo o Brasil a criar trabalhos extraordinários com Photoshop e dou dicas únicas e exclusivas sobre carreira, além de receber convidados ilustres.  

Neste último episódio, eu conversei com Rodolfo Mello, retocador digital, e Sérgio Sombra, designer com mais de 30 anos de experiência. 

Quanto custa a hora de um designer, um artista digital ou editor de imagens?

Em uma pesquisa que eu fiz no grupo de Telegram “Photoshop com AleKeese”, 79% dos profissionais não sabem quanto custa a sua hora e 45% não fazem ideia de quais trabalhos não querem fazer.

Então, se você também sente-se perdido, saiba que não está sozinho. Quando você vende uma manipulação de imagem, um projeto de design ou mesmo sua fotografia, você precisa entender que está vendendo o seu tempo. Por isso, é tão necessário saber exatamente quanto a sua hora custa. 

Por exemplo, este tempo que você está aqui no blog, no meu canal no YouTube ou fazendo meu curso de Photoshop, deve contar na hora de precificar design e manipulação de imagens, pois você está se dedicando para se tornar um profissional mais completo e otimizar o seu tempo de produção.

Uma foto não dura apenas o tempo de um clique, mas toda a vida em que o fotógrafo se dedicou para aprender as melhores técnicas para fazer aquele material. 

Neste artigo, não vou te falar quanto você deve cobrar pelo seu trabalho, quem deve fazer isso é você. Mas neste conteúdo, você vai saber exatamente como este valor impacta diretamente no seu posicionamento no mercado.

Como se posicionar no mercado?

O posicionamento é uma forma de você assumir o controle.  Assim, para definir quanto cobrar pelo seu trabalho e como precificar serviços de design ou manipulação de imagens, você precisa saber exatamente o que vende, para quem vende e qual é o seu diferencial competitivo. Esta reflexão é essencial para iniciar este processo. 

Mas é claro que você conta com algumas ferramentas para facilitar a sua tomada de decisão. 

Ferramenta para calcular hora de freelancers

No site minhahora.entreoutros.com, você insere os dados de quanto gostaria de receber por hora, quantas horas quer trabalhar, área de atuação e tipo de ambiente que você precisa para desenvolver suas atividades profissionais para descobrir o valor da sua hora.

Além disso, o site ainda detalha tudo o que você deve considerar, traz novos questionamentos e refaz os cálculos com questões que você nem sequer pensou. 

Vale a pena acessar após finalizar a leitura deste conteúdo, pois ainda vou te apresentar mais uma variável imprescindível na hora de precificar serviços de design e edição de imagens: o valor.

A diferença entre preço e valor

Se um cliente decide fechar negócio com você pelo preço, saiba que ele vai te trocar por outro preço. Para ele permanecer, você precisa estabelecer uma parceria, e para isso, é essencial gerar valor. 

É através desse princípio que você conquista os clientes que deseja atender, faz os trabalhos que mais combina com a sua empresa e ainda cria um modelo sustentável de negócio. 

O valor pode incluir estar sempre disponível para o cliente, estar disposto a fazer inúmeras alterações, aumentar o faturamento, melhorar o posicionamento da marca no mercado, entre outros.

Saiba exatamente o valor que o seu trabalho agrega e o benefício que ele traz para o cliente. Assim, ficará muito mais fácil saber como precificar serviços de design e manipulação  de imagens. 

Como melhorar acabamentos no Photoshop

Como os profissionais que me acompanham já sabem, toda #AlekeeseLIVE contém tutoriais incríveis de Photoshop. E na aula de precificação de design não foi diferente. 

A técnica ensinada pelo Rodolfo serve para melhorar o acabamento otimizando muito tempo. O primeiro passo, após escolher a imagem que você vai trabalhar, é selecionar o “Path Blur”, depois tirar o “Preview” e seguir com a linha contornando o objeto que você precisa atenuar as formas. Colocando um pouco de “Noise”, você vai deixar a textura ainda melhor. Esta dica deixou os alunos impressionados e vale muito a pena testar. 

Como sobrepor luzes

Para sobrepor as imagens que você tirou do mesmo local para dar um efeito diferente, você deve selecionar todas ela e, através do menu “Edit”, usar o processo de “Auto-Align”. Nesse caso, o Photoshop vai fazer um comparativo entre as imagens e fazer o alinhamento automático. 

A partir deste momento, você soma as imagens utilizando o “Blend Mode” “Lighten” e vai clicando em visualizar a camada. Assim, você vai testando até chegar no resultado desejado. 

Lembrando que este conteúdo é só uma parte do que você vai encontrar na #AlekeeseLIVE. Acesse à aula completa para saber sobre as experiências profissionais dos convidados no mercado e veja o passo a passo das duas técnicas.  Assista:

01/10/2021

0 responses on "Como precificar design e edição de imagens no Photoshop: como agregar valor e se posicionar no mercado"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?