Aprenda como fazer um briefing para design no Photoshop

O seu objetivo é aprender a usar o Photoshop do básico ao avançado? Então você está no lugar exato, afinal, muito antes de abrir o programa, você precisa saber fazer um briefing para design no Photoshop  de forma eficiente. 

Aqui, você aprende com especialistas o passo a passo completo para montar um briefing que não te deixa na mão. Assim, consegue desenvolver o design que você deseja, de acordo com os pedidos do cliente. Vamos lá? 

Quem vai te ajudar nessa jornada sou eu, Alexandre Keese, e meu convidado, Claudir Segura. Nós unimos nossos conhecimentos na #AlekeeseLIVE e tivemos uma conversa repleta de dicas. O resultado desse bate-papo são as técnicas ensinadas aqui neste blog. 

Portanto, para conferir a live completa, assista aqui ao vídeo:

Como iniciar a produção do briefing para design no Photoshop?

Ao questionar a comunidade que me acompanha no Telegram (composta por designers, publicitários e diretores de imagem) sobre a utilização do briefing, foi possível identificar dados interessantes. 

55% das pessoas disseram que utilizam o briefing para produção das imagens. Enquanto 45% afirmaram que não usam. Sobre a responsabilidade de quem deve fazer esse material inicial, observou-se que 85% dos profissionais acreditam que quem presta o serviço deve ser responsável. 15% dos entrevistados disseram que o cliente é quem deve produzir o briefing. 

Segundo, Claudir Segura: “O cliente sabe o que ele precisa, mas não sabe pedir”. Desse modo, fica claro que a iniciativa de fazer o briefing  deve vir da agência ou pessoa que presta o serviço. 

Ademais, Claudir arremata dizendo que “Se você não tem um briefing, você não tem orientação do que criar. Simples assim”. Portanto, está explicito a importância dessa etapa que muitos profissionais ainda pulam. 

Definindo o briefing para design no Photoshop

Para mim, o briefing nada mais é do que o resumo do que você, criador, precisa saber para dar andamento ao projeto. 

Na hora de levantar as informações, é importante saber ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer. Desse modo, você não faz uma análise errada ou comete equívocos na produção.  

Além disso, o profissional não deve interferir nas respostas do cliente. Afinal, é um momento de pesquisa. 

Para montar um briefing eficiente na prática, siga esses 12 passos abaixo. 

Passo 1: Background

Aqui, você vai definir quais são os conhecimentos fundamentais que devem estar no seu briefing para design no Photoshop. Assim, algumas perguntas básicas e imprescindíveis são:

  • Qual a história da empresa?
  • E a história do produto ou serviço?
  • Qual a história do profissional? 

Passo 2: Necessidades

Nessa etapa, você vai definir o rumo do projeto. Portanto, é fundamental que você faça o levantamento das dores do cliente. Ou seja, quais são os problemas que ele enfrenta atualmente.

Passo 3: Objetivo

Essa fase é crucial no processo. Você deve averiguar qual é o objetivo real do pedido. Sendo assim, não se esqueça de perguntar o que exatamente precisa-se alcançar ou conquistar com a produção que o cliente pediu. 

Passo 4: Target Group

A frase central dessa etapa é: “Quem é o nosso público alvo?”.

Algumas das perguntas fundamentais que você precisa fazer são:

  • Quem é o nosso público?
  • Existe uma ou mais personas definidas?
  • Qual é o PCI (Perfil de Cliente Ideal)?

Passo 5: Insights 

Nesse momento, você vai definir as ideias, estratégias e tecnologias do seu projeto no Photoshop. Entender a cultura local em que a sua arte digital será veiculada também é fundamental para que o produto final esteja alinhado com as expectativas do cliente e atinja em cheio o público. 

Passo 6: Proposta única

Também conhecida como Proposta de Elevador, esse exercício pede que o profissional faça a seguinte pergunta ao cliente: “Me conte em apenas 10 segundos o que você precisa”.

Essa dinâmica garante que as informações mais importantes do projeto sejam identificadas. 

Passo 7: Tom

Esta é a etapa do briefing para design no Photoshop em que você determina qual é o sentimento que você quer passar na campanha. O cliente pede que seja mais engraçado, sofisticado, tolo, moderno, arrogante? Há diversos tons, assim, é fundamental escolher apenas um. 

Passo 8: Canais e Contato 

O ponto central aqui é entender a importância do conjunto. Ou seja, quais serão os canais de comunicação e pontos de contato em que serão veiculados os seus designs. Essa fase é essencial para a assertividade, ativação, conversão e satisfação de todo o projeto. 

Passo 9: Métricas 

É importante estabelecer qual será a métrica analisada. Ou seja, os pontos de avaliação do projeto, com isso, você tem noção do que deve fazer para receber a aprovação do cliente. Essa métrica deve ser plausível e mensurável. 

Passo 10: Pedágio

Os pedágios são sinônimos de pedidos especiais do cliente. O profissional que quer dominar o Photoshop, precisa questionar isso ao cliente. 

É de extrema importância saber se o contratante deseja algo diferenciado e, assim, garantir que as expectativas estejam alinhadas desde o início. 

A grande sacada desses questionamentos no briefing é evitar o retrabalho por falta de informações. 

Passo 11: Entregas

Sempre combine no briefing qual será o prazo de entrega. Uma arte da Páscoa, por exemplo, não pode ser entregue em agosto. 

Portanto, para que não haja ruídos na comunicação, deixe claro o tempo de trabalho que será necessário até a entrega do projeto final. 

Passo 12: Defesa

Esta é a última etapa do briefing para projetos no Photoshop. Eu indico que você pergunte: “Me diga por que isso está dando certo?”.

Desse modo, você tem certeza de que essa campanha será realizada com sucesso. 

Conhecendo os especialistas em Photoshop 

Alexandre Keese

Alexandre é um dos maiores especialistas em Adobe Photoshop da América Latina, Adobe Certified Expert e diretor do Grupo PhotoPro. 

Sua formação técnica na área de tratamento de imagens envolve cursos, treinamentos e aulas com alguns dos maiores experts mundiais da área.

Desde 2004, Alexandre Keese e sua equipe organizam o Photoshop Conference, mais importante evento de Photoshop da América Latina.

Claudir Segura 

Doutor em Processos Cognitivos e Ambientes Digitais, Claudir Segura é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Também é Consultor, Adobe Education e Community Leader no Brasil, trabalhando e apoiando professores, alunos e educadores levando-os a melhorar suas carreiras com o uso.

Ocupou cargos corporativos nas áreas de Marketing, Mídia Social, Design, tecnologia e gestão em empresas como Apple, Adobe Systems, Macromedia, Revlon, Procter & Gamble, entre outras.

27/09/2021

0 responses on "Aprenda como fazer um briefing para design no Photoshop"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?