Sei que você deve estar pensando: “Mas, como assim, um contagotas mais preciso? Para que serve isso afinal?”
E a resposta é muito simples. A ferramenta Eyedropper / Contagotas é essencial para quem trabalha no Photoshop, e sua correta configuração permite que seus resultados sejam precisos. Afinal de contas, existem trabalhos e trabalhos e, dessa forma, necessidades diferentes para cada um deles.
Por exemplo, posso fazer ilustrações que exijam precisão de pixels, como aquelas utilizadas na produção de web sites, ícones etc. E existem aqueles trabalhos em que preciso encontrar o tom médio das cores, como por exemplo no tratamento de um tom de pele, uma invasão de cores e por aí vai.
Pensando nisso, o Photoshop disponibiliza configurações diferentes para a ferramenta Contagotas. Elas podem ser encontradas na barra superior de opções quando a ferramenta está selecionada pela caixa de ferramentas.
O padrão do Photoshop é trabalhar com a opção Point Sample, o que significa que a ferramente vai fazer uma leitura exata da cor presente no pixel.
Quando faço qualquer tipo de correção de cores, gosto de usar a opção 5×5 pixels, que captura a média de cores de 25 pixels, permitindo mais precisão e evitando eventuais distorções que um pixel pode causar.
Amostras gerais ou por camadas
Aproveito para destacar outra função também presente na barra superior para a ferramenta de Contagotas, o tipo de amostra, que permite que a ferramenta faça a leitura da informação presente no layer ou na composição, sendo assim, em Sample, temos duas opções válidas:
• Current Layer: usada quando necessária a leitura de cores do layer selecionado, ou;
• All Layer: quando necessária a leitura de uma amostra de cores da composição, ou seja, a cor lida é composta a partir da fusão “imaginária” de todos os layers.
0 responses on "Mais precisão usando o contagotas"