Boas práticas são sempre bem-vindas, especialmente quando, com elas, conseguimos aumentar a velocidade de nosso trabalho ao mesmo tempo que mantemos o processo editável. Por isso, neste tutorial de Photoshop, quero apresentar algumas das vantagens de se trabalhar com layers de ajuste.
Mas antes…
Quero explicar o conceito de um layer de ajuste, ou camada de ajuste caso você trabalhe com o Photoshop em português. Diferente das camadas tradicionais de pixels, nos quais você pode pintar, copiar e colar informações, as camadas de ajustes permitem a aplicação dos comandos de ajustes do Photoshop em camadas. Por exemplo: ao invés de aplicar o comando Levels, você pode aplicar uma camada de ajuste com o mesmo comando.
Vantagens
Uma vez inserida a camada de ajuste, várias opções se tornam disponíveis, entre elas:
A camada pode ser editada a qualquer instante, aproveitando ao máximo a flexibilidade de se trabalhar com camadas;
Uma máscara nesta camada permite que o comando seja aplicado de forma específica, ou seja, você determina onde vai aplicar o comando;
Trocando a posição dos layers, mais acima ou abaixo, determina quais camadas irão receber o efeito;
O arquivo fica muito mais leve, permitindo que seus trabalhos ocupem menor espaço em disco, tornando o fluxo mais produtivo.
Todos as opções de Blend Modes, preenchimento e opacidade podem ser aplicadas, somando ainda mais controle e aumentando a quantidade de efeitos que foram aplicados durante um tratamento ou fusão de imagens.
Dado interessante
Photoshop CS4, você pode inserir um layer de ajuste usando o novo painel Adjustment, que economiza em até 89% a movimentação do mouse. Por isso, meu conselho é que você comece hoje mesmo a usar esse recurso em seu dia a dia!
0 responses on "Layers de ajuste, uma decisão produtiva!"