Criando textura de papel amassado no Photoshop

Crie facilmente a textura de um papel amassado no Photoshop utilizando gradientes.

1) Crie um novo arquivo com o tamanho de 1250 X  1020 px. Crie nele um fundo, usando alguma cor, gradientes ou inserindo uma textura. No meu exemplo, utilizei a textura de uma superficie de madeira. 

2) Em um novo layer, faça uma seleção retangular no centro do arquivo e preencha essa seleção com branco. 

3) Com a seleção ainda ativa no retângulo, pressione a tecla Q para ativar a opção de máscara rápida.

 

4) Ative, no menu principal em Filter > Pixelate, a opção Crystallize. Essa função criará cantos quebrados e irregulares em torno do retângulo. Controle o tamanho do efeito em Cell Size e clique em OK.

5)  Pressione novamente a tecla Q. Com isso, a máscara rápida será desativada e a seleção aparecerá novamente. Inverta a seleção em Select > Inverse e clique em Delete. Assim, o efeito irregular será aplicado nas bordas do retângulo.

6)  Faça uma cópia do layer do retângulo e ative a seleção dessa forma novamente. Ative a ferramenta Gradient e, nas opções da ferramenta no menu principal, escolha o gradiente preto e branco linear, no Blend Mode chamado Difference. Clique e arraste com a ferramenta em sentidos diagonais dentro da seleção, para ter um resultado como mostrado no exemplo abaixo.


7)  Em seguida, vá em Filter > Stylize > Emboss. Utilize um ângulo de 135º e faça ajustes em Height e Amount para conseguir produzir o efeito amassado. Por fim, clique em Ok!

8)  Vá para o menu Image > Adjustments > Levels e arraste os sliders do histograma para o centro. Isso fará com que o contraste da imagem fique mais evidente. Clique em Ok.

9) Diminua a opacidade do layer para que o efeito de amassado fique com um aspecto mais sutil.

10) Com a tecla Shift pressionada, selecione os layers do efeito, mais o layer do retângulo e, em seguida, pressione as teclas Command+E (MAC) ou Control+ E (PC)  para achatar essas camadas. 

11) Pressione as teclas Command+T (MAC) ou Control+T (PC) para ativar as alças de selecão sobre a imagem. Depois, clique sobre a ferramenta Warp e crie a distorção sobre a folha.

12) Para concluir, dê uma leve inclinada no papel e aplique o Layer Style Drop Shadow. Aí está o nosso papel amassado! 

O papel está aí! Agora escreva o seu recado para o Grupo PhotoPro declarando o seu amor ao Photoshop e mande para a gente no e-mail marketing@photopro.com.br ! Os recados mais legais serão publicados em nossa página do Facebook!

19/10/2015

0 responses on "Criando textura de papel amassado no Photoshop"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?