Trocando o White Balance no ACR

Você pode ajustar o White Balance para controlar uma invasão presente em sua imagem, proveniente de um balanço não muito correto da câmera ou mesmo para inserir um efeito na foto, pois, em alguns casos, gosto de brincar com os valores do White Balance e criar tonalidades incríveis em meus trabalhos. Para alterar o valor de White Balance, você pode usar caminhos diferentes, como vou listar a seguir:

Usando Preset’s:

Preset’s são configurações prontas, elas podem ser encontradas dentro da caixa de diálogo do ACR logo na primeira aba denominada Basic.

O primeiro pop-up se chama White Balance e nele você pode escolher entre 9 opções, sendo elas:


As Shot: para manter a configuração aplicada pela câmera durante a captura.

Auto: o ACR faz a análise da imagem e aplica os valores automáticos para correção de sua invasão, tornando a imagem neutra. Tenho que confessar que nem sempre a decisão automática é a melhor solução ou produz os melhores resultados.

Daylight: corrige a imagem levando em consideração que a mesma foi captura com a luz do dia. Os valores aplicados são: 5.500 para Temperature e +10 para Tint.

Cloudy: corrige a imagem levando em consideração que a mesma foi captura em dia nublado. Os valores aplicados são: 6.500 para Temperature e +10 para Tint.

Shade: corrige a imagem levando em consideração que a mesma foi captura na sombra. Os valores aplicados são: 7.500 para Temperature e +10 para Tint.

Tungsten: corrige a imagem levando em consideração que a mesma foi captura sob luz de tungstênio. Os valores são: 2.850 para Temperature e 0 para Tint.

Fluorescent: corrige a imagem levando em consideração que a mesma foi captura sob luz fluorescente. Os valores aplicados são: 3.800 para Temperature e +21 para Tint.

Flash: corrige a imagem levando em consideração que a mesma foi captura com Flash. Os valores aplicados são: 5.500 para Temperature e +0 para Tint.

Custom: quando você insere os valores em qualquer um dos campos, Temperature, Tint ou ambos, a indicação muda automaticamente para Custom, identificando que o ajuste é personalizado.

Usando a ferramenta de White Balance

Com a imagem aberta no ACR, escolha a ferramenta White Balance presente na parte superior do comando e clique sobre uma área neutra da imagem. Note que ela não precisa ser necessariamente um branco. Eu já fiz correções clicando sobre áreas bem escuras e os resultados foram ótimos! Minha dica é ser uma área neutra.

Após o ajuste, as cores são alteradas e também os valores de Temperature e Tint. Note também que o pop-up é automaticamente alterado para Custom.

Alterando os valores manualmente

Por último, temos a opção manual. Clique e arraste nos sliders de Temperature ou Tint, ou digite novos valores. Eu costumo usar esta opção após ter clicado na imagem com a ferramenta White Balance para fazer um ajuste fino, ou mesmo quando quero aterar para valer a imagem, inserindo um efeito a partir da troca radical de valores.

Formato Nativo X Outros formatos

A correção de White Balance pode ser feita para arquivos no formato Raw, JPEG ou Tiff, porém, os resultados não são iguais, uma vez que o arquivo Raw é rico e ainda não foi processado. Seus resultado são muito superiores.

27/04/2015

0 responses on "Trocando o White Balance no ACR"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail