Reproduzindo um origami no Illustrator

Confira no tutorial de hoje com Getulino Pacheco como criar um origami usando as ferramentas do Illustrator!

Não é possível, é claro, criar dobraduras no Illustrator como se faz em um papel. Porém, é possível criar as formas do papel já dobrado e através de gradientes criar volumes e profundidades nestas formas, criando assim uma interessante ilustração simulando um origami. Acompanhe como fazer neste tutorial.

1) Com a ferramenta lápis no Illustrator, crie um esboço rápido do seu origami. Se preferir, providencie a imagem de um origami e faça os traços sobre ela.

01-Get-AI-ORIGAME

 

2) Abra um novo layer acima do layer do esboço e comece a delinear sobre ele usando a ferramenta Pen. Comece sempre pela parte maior. No caso do exemplo, o corpo do pássaro.

 

02-AI-Get-Origame

 

3) Repita o procedimento fazendo outras partes sempre em um layer individual. Desenhe somente o contorno geral das formas sem se preocupar com as linhas que representam as dobras no desenho. Procure manter uma hierarquia dos elementos nos layers. Por exemplo: deixe a asa de segundo plano em um layer abaixo do layer do corpo do pássaro.

 

03-Get-AI-ORIGAME

 

4) Agora, sobre os contornos desenhados, continue usando a ferramenta Pen para criar os traços da dobradura sobre cada uma das formas. Em seguida, selecione todas as linhas e aplique a opção Divide do painel Pathfinder que irá fatiar a forma.

 

04-Get-AI-ORIGAME

 

5) Repita o procedimento nas peças dos demais layers.

 

05-Get-AI-ORIGAME

 

6) Crie um gradiente com a cor que preferir usando um tom mais escuro da mesma cor em uma das passagens e preencha as formas com este gradiente.

 

06-Get-AI-ORIGAME

 

7) Use a ferramenta Gradient, do Painel de Ferramentas, clicando e arrastando o gradiente sobre as peças no sentido das setas em vermelho na imagem abaixo. Assim, você cria o sombreamento na forma do pássaro, como mostrado no exemplo.

 

07-Get-AI-ORIGAME

8) Mude as cores dos gradientes de algumas das partes de baixo da ilustração como mostrado no exemplo para tons de cinza, para simular o outro lado do papel.

08-Get-AI-ORIGAME

9) Crie algumas outras formas preenchidas com um gradiente composto com preto e transparente e sobreponha estas formas entre as junções de algumas dobras para realçar ainda mais a profundidade das dobras.

09-Get-AI-ORIGAME

 

10) Faça ainda outras, mas mude o tom preto do gradiente para branco e aplique nas áreas de iluminação da ilustração, como indicado no exemplo. Este novo gradiente indicará as áreas de luz.

 

10-Get-AI-ORIGAME

 

11) Conclua a ilustração criando o olho com duas elipses. Crie a sombra fazendo uma elipse preenchida com um tom cinza médio. Aplique Effect > Blur > Gaussian Blur para desfocá-la e em seguida a posicione na parte inferior do pássaro.

Por Getulino Pacheco.

11-Get-AI-ORIGAME

26/06/2015

0 responses on "Reproduzindo um origami no Illustrator"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail