PhotoPro Cursos Online

Recurso das guias do Illustrator

A linha Guias do Illustrator vai muito mais além do que simples guias demarcadoras. Elas também servem como uma poderosa ferramenta de edição no aplicativo.

Vejam neste artigo algumas de suas possibilidades:

As guias surgem ao clicar sobre as réguas e arrastar tanto no sentido horizontal como vertical.

Ao clicar e arrastar, por exemplo, uma guia no sentido vertical e quiser no meio do processo mudar o sentido desta guia para horizontal, basta antes de soltar o botão do mouse pressionar a tecla Option (MAC) ou Alt (PC) e a guia já mudará de posição:

Como padrão, geralmente ao arrastar e soltar uma guia sobre o documento ela automaticamente ficará travada. Para destravar e então começar a editar, no menu principal vá em  View > Guides e destrave a opção Lock Guides. Uma vez destravada você poderá, por exemplo, rotacionar a guia utilizando a ferramenta Rotate:

 

 

Usando os recursos da ferramenta caneta, pode-se adicionar ou subtrair pontos de âncoras sobre a guia, assim também como através destes pontos fazer distorções e criar diferentes formas de guias: 

Clicando e arrastando a guia com a tecla Option (Mac) ou Alt (PC), será criada uma cópia da guia. Pressionando Command+ D (MAC) ou Control + D (PC), serão criadas novas cópias sucessivas  seguindo o sentido em que a primeira cópia foi arrastada:


Recursos como as das ferramentas de distorção do Illustrator podem ser aplicadas sobre uma guia. Basta clicar com qualquer uma das opções da ferramenta sobre a guia e a distorção já será feita.

E aqui vemos a principal forma de edição das guias no Illustrator: esta mesma guia distorcida pode, por exemplo, ser aplicada sobre um objeto qualquer e utilizando os recursos da ferramenta Pathifinder é possivel criar então edições sobre um objeto utilizando as guias. Neste exemplo, a guia em conjunto com a opção Divide do Pathfinder foi usada para dividir o objeto em duas partes, imprimindo sobre o objeto a distorção criada sobre a guia. Para realizar esta função, basta selecionar a guia mais o objeto e clicar sobre o ícone Divide no painel Pathfinder e pronto. Caso você ainda não conhecia estas possibilidades, a partir de agora talvez irá enxergar as guias do Illustrator com outros olhos.


Por Getulino Pacheco.

16/05/2013

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail