Qual câmera comprar?

 

Que câmera comprar?

Resolvi fazer essa matéria devido ao grande número de pessoas que através das redes sociais, me perguntam que câmera comprar para começar.

Qual marca é melhor?

A discussão sobre qual marca é a melhor, é algo que me recuso a discutir, por considerar algo totalmente desnecessário. Existem inúmeras diferenças, vantagens e desvantagens de uma marca para outra. Por isso, eu recomendo escolher a marca que seus amigos/colegas/professores usam, ou ir a uma loja para ver e mexer nas duas. Eu costumo dizer que uma câmera é como um carro: todas têm o mesmo objetivo, algumas com recursos a mais, mas o foco principal é o mesmo. Quando você vai dirigir um carro que nunca dirigiu antes, vai ajustar o banco, retrovisores, olhar onde acender faróis, etc. Portanto, não há segredo!


A primeira dica que dou é: compre a câmera que seu bolso pode pagar. As câmeras mais comuns vão de R$ 2 mil a R$ 15 mil (só o corpo, fora a lente).

Em segundo lugar, se preocupe com a lente. As DSLRs são compostas por CORPO + LENTE, e a primeira coisa que você deve saber é que o corpo tem vida útil. Pois é! Depois de um determinado número de cliques, é necessário trocar o obturador, e na maioria das vezes, o preço dessa manutenção é o mesmo preço de um corpo novo, e muitas vezes nem é eficaz. Mas, não se preocupe: esse número de cliques varia em torno de 100 mil, já tendo visto relatos de fotógrafos que a câmera durou até 300 mil cliques. Ou seja, se você está começando, não tem motivos para comprar um corpo caro.

Terceiro: lentes. Se você não tem muito dinheiro pra começar e vai comprar apenas uma lente de início, recomendo comprar uma 18-135 mm ou 18-105 mm. Geralmente, as lojas vendem “Corpo mais lente do kit”, porém a lente do kit, que é 18-55mm, não é tão versátil, e a diferença de preço não é muito significativa.

Distância focal em 135mm, com f5.6

Distância focal em 135mm, com f5.6


Porém, se você tiver dinheiro sobrando, recomendo ainda uma 18-200 mm, ou então comprar a 18-135 mm + uma lente fixa, como a 35 mm ou 50 mm 1.8 – são lentes não tão caras, mas que com a grande abertura proporcionam fotos muito legais!

Lente fixa 50mm 1.8, com f2.0

 

E, acima de qualquer coisa: pergunte, converse e estude fotografia!

 

Quer seguir carreira profissional com fotografia? Conheça nossos cursos de fotografia, super didáticos e práticos!

photopro-fotografia

Grande abraço!

Erica DalBello

0 responses on "Qual câmera comprar?"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail