PhotoPro Cursos Online

Qual a diferença entre o Lightroom e o Camera Raw?

Qual a diferença entre o Lightroom e o Camera Raw?

O Lightroom e o Adobe Camera Raw ganham cada dia mais espaço na vida dos fotógrafos, por conta de sua praticidade e agilidade no gerenciamento e processamento de um grande volume de fotos.

Para quem já conhece um dos dois, para conhecer o outro é fácil: o Adobe Camera Raw – ACR – é exatamente o mesmo mecanismo do módulo de Revelação (Develop) do Lightroom.

Eles possuem versões compatíveis – por exemplo, o módulo Develop do Lightroom 5.4 tem exatamente as mesmas ferramentas e recursos do Camera Raw 8.4, assim como LR 4.0 e ACR 7.0, LR 6.0 e ACR 9.0, e por aí vai. Então o que você editar em um, conseguirá editar de forma idêntica no outro.

 

Qual a diferença entre o Lightroom e o Camera Raw?

Adobe Bridge – excelente aplicativo para navegação de seus arquivos de forma local, sejam eles de qualquer formato.

Qual a diferença entre o Lightroom e o Camera Raw?

Interface do Adobe Camera Raw – pode ser acessado através do Adobe Bridge. Lê arquivos RAW, TIFF e JPEG.

 

 

Qual a diferença entre o Lightroom e o Camera Raw?

Interface do módulo de Revelação – Develop do Adobe Lightroom. Note que as abas são as mesmas do ACR: Basic, Tone Curve, HSL, Split Toning, etc.

 

 

 

A diferença está nos recursos: enquanto o Lightroom possui outros módulos além do Develop (Revelação), como Library, Slideshow, Print e por aí vai, o ACR é uma ferramenta de edição, mas que acompanha o Adobe Bridge, que por sua vez executa a função de um navegador e gerenciador de fotos e arquivos num geral.

Quando usar o Camera Raw ou o Lightroom? Vai depender da sua necessidade: dependendo do fluxo de trabalho, um se adapta melhor que o outro.

 

 

Qual a diferença entre o Lightroom e o Camera Raw?

Interface do módulo de Biblioteca – Library do Adobe Lightroom. Perceba a semelhança com o Adobe Bridge. Recursos como marcação de estrelas e cores, e visualização em tela cheia, comparação, entre outras coisas, estão presentes em ambos.

 

 

Eu particularmente uso ambos no dia a dia: há fotos onde minha organização é feita 100% no Lightroom; quando faço um ensaio, por exemplo, crio um catálogo específico para esse job e dou continuidade no trabalho a partir daí. Mas há casos em que tenho poucas fotos e não preciso de um catálogo; aí o ACR chega como uma ferramenta mais ágil. Outro exemplo é quando minha edição no ACR será breve, com o objetivo principal de ir ao Photoshop.

 

Para conhecer mais sobre o Lightroom e o Adobe Camera Raw, temos cursos em streaming (acesso online por tempo indeterminado), para você dominar estes aplicativos!

Assista aos capítulos abertos gratuitamente para conhecer melhor, clicando nas imagens abaixo.

Um grande abraço!

Erica Dal Bello

 

Revolucione seu fluxo de trabalho com o curso online Lightroom CC:

lightroom-cc-erica-banner-10off

 

dominando-o-adobe-camera-raw

 

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail