PhotoPro Cursos Online

Pintura aquarelada no Photoshop

Você pode não saber pintar no Photoshop, mas através de alguns filtros é possível simular um efeito de pintura de aquarela em uma imagem. Veja como neste tutorial.

1) Providencie um fundo com a imagem de um papel envelhecido como o do exemplo, que pode ser baixado no banco de imagens Fotolia.

1

2) Use a imagem de uma pessoa ou objeto que tenha um bom contraste com cores não muito fortes e que não tenha muitas áreas escuras, principalmente no fundo, como esta do exemplo que pode ser baixada no site Fotolia.

2

3) Sobreponha o Layer da imagem sobre o fundo.

3

4) Aplique sobre a imagem da cópia Filter > Filter Gallery > Artistic opção Poster Edges. No slider Posterization, aplique 2 e os dois outros 0 para conseguir um efeito similar a uma ilustração.

4

5) Acrescente ainda neste efeito um outro que se chama Watercolor, que começará a dar à imagem a característica de aquarela.

5

6) Entre no Layer Styles, acione Blending Options e em Blend If pressione a tecla Alt (PC) ou Option (MAC), clique bem no centro do slider branco e ele se separará em duas partes. Arraste gradativamente uma parte de cada vez em em direção à área preta da faixa de Gradient. Isso fará com que as informações em branco da imagem desapareçam e comece a mesclar a textura do fundo com a imagem.

6

7) Sobre o layer com o efeito aplique agora o Blending Color Burn no Painel Layers que vai transferir a colorização da textura do fundo na imagem.

7

8) Sobreponha uma cópia deste layer para conseguir um contraste mais forte do efeito.

8

9) Condicione estes dois layers da imagem em um grupo no Painel Layers e em seguida crie no layer deste grupo uma máscara de opacidade.

9

10) Agora providencie uma mancha em preto e branco como esta que consegui fotografar em uma parede com umidade. É importante que a mancha não seja totalmente chapada com preto e sim que seja mesclada com outros tons de cinza.

10

11) Use uma ferramenta de seleção, selecione em volta da mancha e em seguida vá em Edit > Define Brush Preset e salve esta mancha como um novo pincel na biblioteca de pincéis do Photoshop.

11

12) Clique sobre o ícone Pincel, entre no painel nas configurações da ferramenta clicando duas vezes sobre o folderzinho de pincéis. No painel em Brush Tip Shape faça o espaçamento da forma do pincel. Em Shape Dynamics > Control mude para a opção Pen Pressure e em Scatering faça com que as formas fiquem esparramadas de forma aleatória fazendo o ajuste em Scater.

12

 

13) Use o pincel já configurado e preenchido com preto para editar a máscara de opacidade criando um acabamento de “falha”, no caso na camiseta do menino.

Por Getulino Pacheco.

13

  1. Foto de perfil de rodrigostol rodrigostol disse:

    Muito bom.
    Parabéns por ter compartilhado esse tutorial.
    Não é tão difícil e cria um efeito final muito bom.

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail