Photoshop ou Adobe Camera Raw?

Qual é a melhor ferramenta? Um aplicativo substitui o outro? Tenho que usar os dois? Afinal, qual o melhor processo? O que fazer?

 

 

 

Posso garantir que essas são perguntas de muitas pessoas que usam o Photoshop. Pelo menos, é o que eu tenho visto viajando por todo o Brasil ministrando cursos ou mesmo conversando informalmente com amigos.

Acho também que a pergunta é muito justa, afinal, o Photoshop é um aplicativo desenvolvido para o tratamento e edição de imagens e, a partir do Photoshop 7, temos a presença do Adobe Camera Raw – ACR – permitindo o processamento de imagens em RAW.

E, analisando o cenário atual, temos o ACR indo além, ou seja, você pode continuar processando seus arquivos Raw, mas também pode processar outros formatos como Jpeg ou Tiff, alimentando ainda mais a discussão.

 

 

 

 

Sei que no final cada um acaba sendo responsável pelo seu fluxo de trabalho, mas acredito que o ACR é uma ferramenta super poderosa e, quando posso, a utilizo como minha primeira escolha. Principalmente quando tenho um volume grande de imagens.

Traduzindo, vou sair para fotografar e volto com dezenas ou centenas de imagens. A partir daí, o que fazer? Processar uma a uma no Photoshop ou automatizar o processo pelo ACR?

Minha decisão é automatizar o processo ao máximo pelo ACR, aproveitando algumas vantagens como uma interface simples e rápida, aplicação com configurações ou setups em lotes, processamento não destrutivo, controle mais eficiente – em destaque, o White Balance e Split Toning -, entre outras vantagens.

E quando necessário é fazer os ajustes finos que incluam correções localizadas ou mesmo uma fusão mais elaborada, o que normalmente acontece em apenas alguns arquivos, uso o Photoshop.

Acredito que ambas as ferramentas possuem um poder de processamento incrível e, juntas, se tornam o grande trunfo do profissional que busca por qualidade nos prazos extremamente curtos impostos pelo mercado atual.

Em resumo, o ACR não substitui o Photoshop e nem o contrário é válido, ambas possuem seus trunfos e glórias, vai do profissional fazer a melhor escolha e desenhar um fluxo de trabalho que atenda às suas necessidades.

 

Saiba mais sobre o Camera Raw com nossos cursos:

 

alekeese_ps_acr_icone_2

 

 

 

Dominando o ACR

09/06/2015

0 responses on "Photoshop ou Adobe Camera Raw?"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail