PhotoPro Cursos Online

Pattern + Mesh no Illustrator

A ferramenta de Pattern no Illustrator é muito mais do que um mecanismo no qual você cria repetições de um elemento criado ou imagens. Se associada com a ferramenta Mesh, é possível criar padrões com uma incrível aparência de profundidade, como mostrado neste tutorial.

1) Comece criando um losango preenchido com vermelho, como o do exemplo abaixo:

2) Clique com a ferramenta Direct Selection na forma para ativar a opção Live Corners. Clique em um dos pequenos círculos brancos que surgem nas bordas da forma e o arraste para o centro da forma. Isto fará com que os cantos do losango fiquem arredondados.

3) Mude para a ferramenta Mesh e clique em um ponto central superior e outro inferior para criar sobre a superfície do losango uma malha, como a do exemplo abaixo.

4) Utilizando a ferramenta Lasso com o Shift pressionado, selecione todos os pontos laterais da malha criada sobre o losango. Em seguida, escureça o tom vermelho dos pontos em Select Colors.

5) Continue trabalhando na criação de profundidade sobre o losango. Agora, selecione 3 pontos da parte inferior da malha e também escureça o tom vermelho, só que um pouco menos do que o tom usado nas bordas anteriormente. Em seguida, clique em um ponto central na parte superior da malha e aplique um tom de vermelho quase que indo para o branco para criar um efeito de brilho.

6) Crie agora também uma elipse e aplique sobre ela o mesmo procedimento de aplicação de malhas feito sobre o losango, para criar o mesmo tipo de profundidade. Em seguida, selecione a elipse já com a malha aplicada e dê um Copy.

7) Clique sobre o losango vá em Object > Pattern > Make e dê Ok para ativar a caixa de diálogo Pattern Options.

8) Clique sobre o losango central do padrão que surge e, pressionando a tecla Option (MAC) ou Alt (PC), e arraste uma cópia deste losango o posicionando no espaço superior direito do padrão criando, assim, uma repetição simultânea criando o padrão desejado.

9) Conclua dando um Paste da esfera criada anteriormente, a inserindo sobre o padrão. Faça um sombreamento externo em volta da elipse utilizando Effect > Stylize > Outer Glow. Faça uma cópia desta elipse com o efeito e a aplique no espaço superior direito do padrão. 

Por Getulino Pacheco

13/06/2014

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail