O que é macro fotografia?

O que é Macrofotografia?

A fotografia macro é o registro de pequenas coisas, em que a foto visa mostrar e valorizar pequenos detalhes não muito perceptíveis a olho nu.

Ao falar em macro fotografia, é muito comum assimilar esse assunto a fotos de insetos e plantas, porém não há uma limitação do que pode ser fotografado com a técnica.

Uma foto é considerada macro quando o tamanho do assunto é fotografado com uma proporção entre 1:1 e 10:1, ou seja, quando o detalhe em questão é igual ou até 10x maior que o real. Uma proporção acima de 10:1 é considerada microfotografia.

Outro detalhe importante: o uso do foco manual. Por conta da grande aproximação da lente em relação ao objeto, é muito comum o auto-foco se perder. Então, com o foco manual, podemos ter um maior controle do detalhe fotografado.

 

 

 

Lente 105mm, macro. Lentes macro possibilitam a aproximação do fotógrafo com o assunto. Com uma teleobjetiva normal, não seria possível essa aproximação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 24 mm, temos uma visão ampla do assunto. Com a lente macro, podemos ver detalhe da textura do jornal.

 

 

Detalhe da textura da cortina:

 

Lente Quantaray 70-300mm, macro em 300mm

 

 

 

 

 
 
 

Confira nossas outras dicas de fotografia gratuitas!

 

Quer seguir carreira profissional com fotografia? Conheça nossos cursos de fotografia, super didáticos e práticos!

 

photopro-fotografia

 

 

Um grande abraço!

Erica DalBello

0 responses on "O que é macro fotografia?"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail