O que é o diafragma na fotografia?

O diafragma na fotografia é o diâmetro da abertura das lentes. Esse diâmetro é um dos fatores que define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a objetiva (mais apta para locais com pouca luz).

 

Diafragma mais aberto = mais luz = menor o número.
Diafragma mais fechado = menos luz = maior o número.

 


mais aberto  <—->  mais fechado


A determinação da abertura do diafragma é feita por meio de uma nomenclatura própria, denominada ESCALA DE NÚMEROS F/STOP.

Quanto maior for o número, menor será a quantidade de luz a ser transmitida pela objetiva, e menos luminosa a imagem se formará. Esta escala se apresenta da seguinte forma: f/1, f/1.4, f/2, f/2.8, f/4, f/5.6, f/8, f/11, f/16, f/22, f/32, f/64.

 

abertura pequena f/ 16 = menos luz


  f/ 5.6 = mais luz que a anterior

 

 

abertura grande f/ 1.4 = mais luz

 

Nessa escala, reduz-se sempre à metade a luz do número anterior, ou seja, a abertura f/2 é a metade em relação à f/1.4, mas representa o dobro em relação à f/2.8. À medida que se fecha o diafragma, a sua área é reduzida pela metade, e à medida que se abre, esta área é dobrada.

O diâmetro do diafragma também determina a profundidade de campo, que é a quantidade de planos focados em uma fotografia. Veja mais sobre o que é profundidade de campo.

f/ 2.0 – dos 3 planos, apenas o segundo está focado.

O tamanho da abertura também definirá a intensidade do desfoque do segundo plano:


f/ 5.6

f/ 16

 

 

Trabalhar com aberturas grandes, como 1.4 ou 1.8, proporciona maior luminosidade, embora é preciso ficar bem atento ao foco, pois é muito fácil desfocar o assunto principal da imagem. Observe nas duas fotos abaixo: na primeira, o foco ficou na bola de basquete, e como a profundidade de campo é baixa, o menino que está num plano pouco atrás já sai desfocado. Já na segunda foto, com o foco corretamente no menino, a bola sai levemente desfocada.

 

 

Curtiu? Não se esqueça de clicar no like aí embaixo!

Confira nossas outras dicas de fotografia gratuitas!

 

Quer seguir carreira profissional com fotografia? Conheça nossos cursos de fotografia, super didáticos e práticos!

 

photopro-fotografia

 

 

Grande abraço!

Erica DalBello

 

2 responses on "O que é o diafragma na fotografia?"

  1. Excelente a explicação, muito esclarecedora, adorei.

  2. Excelente matéria tanto pela clareza, objetividade com que foi escrita, quanto pela escolha do tema abordado. Como se trata de um dos três pilares da fotografia, o “diafragma” merece mesmo um abordagem exclusiva. Continue nos presenteando com suas dicas. Obrigado.

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail