PhotoPro Cursos Online

Máscara de transparência com múltiplos elementos no Illustrator

 

Inserir uma imagem ou um objeto dentro de uma forma no Illustrator é relativamente algo fácil e corriqueiro. Basta posicionar a forma sobre o elemento que se deseja mascarar e depois é só selecionar ambos e pressionar Command+7 (MAC) ou Control+7 (PC) e a máscara já será criada. Mas, você já tentou usar vários elementos separados para criar uma única máscara sobre um objeto? Usando o mesmo procedimento, o que vai acontecer é que o Illustrator irá escolher uma das formas para fazer a máscara e ignorar as demais formas. E então entre em cena o recurso da máscara de transparência no Illustrator. Acompanhe o processo neste tutorial.

 

1) Crie diferentes formas no Illustrator e as arraste sobre uma imagem ou vetor criando um tipo de arranjo como demonstrado no exemplo.

 

 

2) Em seguida, selecione todos os elementos posicionados, menos a imagem do fundo e preencha tudo com preto.

 

 

3) Ainda mantendo este grupo selecionado e preenchido com preto, vá em Edit > Cut. Você verá que os objetos vão sumir do arquivo, mas na verdade eles foram copiados e estão na memória do Illustrator. Selecione agora a imagem e no Painel Transparency clique no item Make Mask para criar a máscara de opacidade.

 

 

4) Clique sobre a máscara criada no painel e deixe ativadas as opções Clip e Invert Mask.

 

 

5) Agora, é só ir em Edit e acionar Past in Front sobre a máscara selecionada no painel Transparency e a máscara já será criada. 

 

Por Getulino Pacheco.

 

27/05/2014

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail