Manipulando imagem com brushes e máscara no Photoshop

Brushes (ou pincel) no Photoshop é uma das ferramentas mais utilizadas tanto para edições em retoques e pinturas em uma imagem como também em criação de imagens manipuladas, como esta mostrada neste tutorial em que a ferramenta é associada com o recurso de máscara de opacidade, permitindo um controle total sobre as áreas onde são criadas as fusões.

1) Providencie a imagem de uma modelo com os cabelos espalhados, como esta do exemplo que pode ser baixada no site Fotolia_20100353.

1

2) Utilize a ferramenta Quick Selection para selecionar toda a área branca em volta da modelo e em seguida inverta a seleção em Select > Inverse e ative a opção Refine Edge. Nas opções de visualização de máscaras no painel escolha Black & White.

2

3) Faça o recorte refinado da máscara utilizando o ícone pincel no painel. Passe a ferramenta entre o contraste do fundo com a do cabelo e em seguida em Output escolha Layer Mask e dê Ok para obter o recorte perfeito dos cabelos da modelo.

3

4) Crie um novo layer abaixo do layer com a imagem recortada e preencha com um verde claro #afdd66.

4

5) Entre o layer da imagem recortada e a do fundo verde, posicione uma imagem totalmente envolvida com folhagens como a do exemplo, que pode ser baixada também no site  Fotolia_108455055.

5

6) Faça uma cópia do layer da folhagem e a posicione no topo dos layers, crie uma máscara de opacidade neste layer e preencha a máscara com preto.

6

7) Ative a seleção da máscara do recorte da modelo e use esta mesma seleção para criar uma máscara similar sobre a imagem da folhagem abaixo.

7

8) Utilize agora um brush preenchido com preto e passe sobre a máscara de transparência do layer da modelo recortada. Passe o pincel somente nas áreas do cabelo e também sobre o vestido  que fará o revestimento das folhas nestas áreas.

8

9) Mude o preenchimento do pincel para o mesmo verde claro usado para preencher o fundo. Mude o modo de pintura do pincel para Color. No painel Layers trave a transparência clicando sobre o ícone Lock e passe o pincel colorizando toda a área da pele, menos os olhos e os lábios.

9

10) Agora, na biblioteca de pincéis do Photoshop, ative a biblioteca Natural Brushes, onde existe um pincel com forma de folha. Entre nas configurações de brushes e configure o pincel para que  crie ao ser aplicado uma espécie de ramo.

10

11) Aplique este pincel preenchido com branco sobre a máscara do layer que está no topo, procurando com as pinceladas criar um prolongamento das pontas dos cabelos.

11

12) Trabalhe com o pincel entre as áreas do cabelo e a do rosto e também sobre as bordas do vestido para criar uma interação das folhas entre eles.12

 

13) Complete o trabalho criando uma vinheta escura sobre o fundo verde de fundo para destacar a imagem e aplicando um Drop Shadow nos layers das folhas aumentando assim a profundidade da imagem.

Por Getulino Pacheco.

13

0 responses on "Manipulando imagem com brushes e máscara no Photoshop"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail