PhotoPro Cursos Online

Manipulando com o 3D no Photoshop

A principal característica do Photoshop é a facilidade de se manipular os pixels de uma imagem  transformando a mesma em algo diferente e criativo. Mas, a produção destas manipulações utilizando os recursos e ferramentas do 3D deixa tudo ainda mais interessante devido ao efeito tridimensional conseguido pelo recurso. Veja neste tutorial como fazer uma interessante manipulação criada sobre o piso de asfalto de uma imagem.

1) Comece providenciando a imagem de um solo ressecado que apresente bastante fissuras, como a do exemplo.

1

2) Utilize a ferramenta Polygonal Lasso para selecionar uma área sobre as fissuras. Procure seguir os contornos das fissuras com a ideia de criar a forma de um buraco sobre a imagem. Feita a seleção, pressione Command + J para que seja criada em um Layer acima uma cópia desta área selecionada.

2

3) Abra um novo Layer transparente sobre esta imagem recortada, configure um pincel duro com pressão preenchido com preto e faça um delineado sobre as principais fissuras da imagem com a ideia de fazer uma separação entre as partes intersectadas.

3

4) Ative a seleção em volta dos traços criados e use esta seleção para deletar no Layer abaixo esta área selecionada, criando assim a separação das formas.

45) Agora use uma imagem que tenha uma estrada asfaltada, como a do plano desta imagem que pode ser baixada no site Fotolia_48512356. Utilize a ferramenta Crop perspectiva e faça uma seleção sobre a maior área da textura do asfalto, seguindo a perspectiva da estrada.

5

6) Pressione Enter para conseguir a textura do asfalto exibida em primeiro plano.

6

7) Agora posicione a imagem com as formas separadas sobre a imagem da textura do asfalto.

7

8) Vá em Image > Adjustments > Threshold e arraste o slider do Histograma para a direita até a imagem ficar totalmente chapada.

8

9) Ative a seleção em volta destas formas chapadas, vá no layer da textura do asfalto e pressione Command + J (MAC) ou Control + J (PC) para criar uma cópia da textura em novo layer somente das partes selecionadas. Em seguida, utilize a ferramenta Quick Select para selecionar individualmente cada uma das partes e espalhá-las no sentido do centro para fora, como mostrado no exemplo.

9

10) No painel 3D, ative a opção 3D Extrusion e clique em Create para criar uma extrusão nas formas.

10

11) Ainda no Painel 3D, clique sobre o ícone Malha. No Painel Properties, clique no ícone Coordinates e no eixo X mude o ângulo para 90º.

11

 

12) Edite a ferramenta Axis para diminuir a espessura do Extrude. Clique sobre a parte da ferramenta que redimensiona a escala e a arraste para cima ou para baixo criando assim o ajuste.

12

13) No Painel Coordinates, clique sobre o item Move To Ground para fazer com que o objeto fique repousado sobre o Grid.

13

14) Digite agora a palavra 3D ou qualquer outra que preferir. Use o mesmo procedimento do passo 10 deste tutorial aplicando em seguida o 3D Extrude.

14

15) Com a tecla Shift pressionada, selecione os dois Layers 3D. Vá em 3D Merge 3D Layers. Isso fará a junção dos dois Layers em um só.

15

16) Mesmo tendo todas as formas em um único Layer, é possível editar cada parte individualmente. No Painel 3D, em malhas, clique na lista que surge nos elementos relacionados ao texto e em seguida vá em 3D > Split Extrusion. Isso permitirá editar individualmente cada letra. Rotacione, incline e as mescle sobre os pedaços de asfalto.

16

17) Faça a mesma coisa sobre os pedaços do asfalto, rotacione e posicione as formas em volta da letra criando a fusão entre as peças.

17

18) Use a imagem com o asfalto utilizada no início deste tutorial, mas agora para ser a cena de fundo. Utilize as ferramentas de rotação de câmeras para posicionar os elementos 3D sobre o plano do asfalto.

18

19) No Painel 3D, clique sobre o ícone de luz e a direcione sobre o objeto procurando seguir o sentido da projeção da luz e sombra da imagem. Clique no ícone Render para renderizar a imagem.

1920) Após a imagem ter sido renderizada, rasterize a mesma e com a ferramenta Pen no modo Path crie um caminho em volta da forma procurando fazer com que parte do caminho passe sobre as partes “extrudadas” do primeiro plano dos pedaços de asfalto com a ideia de esconder estas partes como se elas estivessem afundadas no asfalto.

20

21) Ative a seleção do caminho feito e crie uma máscara de opacidade para que os detalhes das partes do primeiro plano sejam ocultas.

21

22) Agora entre em Filter Vanishing Point e crie um grid de perspectiva seguindo a perspectiva do asfalto. Dê Ok.

22

23) Volte a utilizar a imagem do solo ressecado do passo 1. Em Image > Adjustments, aplique a opção Desaturate para descolorir a imagem.

23

24) Abra um novo Layer transparente entre o layer da imagem de fundo e a do layer dos objetos mesclados. Vá em Filter Vanishing Point e dê um Command + V sobre o grid criado anteriormente no filtro. Use a ferramenta Transform do Painel para arrastar a imagem para dentro do grid e ajustá-la sobre o piso do asfalto. Dê Ok.

24

25) Agora ative Layer Styles e escolha no Painel a opção Blending Options. No item Blend if pressione a tecla Alt (PC) ou Command (MAC) e clique bem no centro do slider branco da primeira tarja. O slider se dividirá em duas partes. Arraste individualmente cada parte no sentido do tom escuro na barra de Gradient da tarja e observe que os tons mais claros da imagem começarão a  desaparecer gradativamente, criando uma mesclagem entre as fissuras da imagem com o piso do asfalto.2526) Conclua o trabalho utilizando um pincel duro preenchido com preto e configurado no modo pressão para fazer o acabamento entre o asfalto e a base dos pedaços de asfalto.

Por Getulino Pacheco

26

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail