Imagens P&B via ACR do Photoshop

O ACR – Adobe Camera Raw é um plug-in super importante dentro do Photoshop. A partir dele, é possível fazer o tratamento de suas imagens, automatizar fluxos de trabalhos que contenham uma grande quantidade de arquivos, desenvolver efeitos especiais como apresentei no PhotoPro TV42, entre tantas outras opções.


Hoje, no Cadê o Alê, quero apresentar o ACR como uma ferramenta super legal para criação de imagens em Preto e Branco – e, o melhor, de forma não-destrutiva. Afinal, as alterações feitas via ACR do Photoshop ficam armazenadas como instruções. Isso significa que a qualquer momento você pode abrir novamente a sua imagem, fazer novos ajustes e até mesmo resetar e voltar para o padrão original.

Para tanto, você pode escolher, via Bridge, um arquivo no formato nativo das câmeras – o famoso e tão valioso Raw – ou, se preferir, também pode ser um arquivo no formato JPEG ou Tiff. Pelo menu File > Open in Camera Raw abra a caixa de diálogo do plug-in.


Uma vez a imagem aberta, clique na aba HSL / Grayscale e selecione a opção Convert to Grayscale. Os sliders de Grayscale Mix aparecem e, alterando seus valores, você pode definir a melhor condição de contraste para a imagem. Acredito que este seja um dos mais importantes passos, pois, a partir de combinações diferentes, é possível conseguir os mais diversos resultados.

Agora, volte para a aba Basic e faça os ajustes de brilho e contraste usando os sliders Exposure, Blacks e Brightness. A edição dos valores de Clarity dão um ganho adicional à foto. Eu uso sempre essa  opção.

Molduras e grãos são bem-vindos, e podem ser inseridos pela aba Effects, representada pelo ícone FX. Como você pode ver, eu apliquei uma moldura mais escura e depois inseri grãos usando a parte superior da caixa de diálogo.

Para finalizar, você pode adicionar um tom sépia, deixando a imagem mais charmosa. Para tanto, clique na aba Split Toning e altere os sliders de Shadows, sendo que o primeiro é responsável pelo tom e o segundo pela saturação.


Você usa o Lightroom?

Ótimo. Tudo o que foi feito aqui pode ser aplicado no Lightroom também, afinal, o ACR e o LR possuem os mesmos comando!

28/04/2015

0 responses on "Imagens P&B via ACR do Photoshop"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail