Cogumelos no Illustrator

Veja neste tutorial como criar no Illustrator a ilustração de cogumelos estilo contos de fadas.

1) Faça uma elipse e um quadrado sobreposto sobre a metade inferior da elipse:


2) Selecione a elipse e o quadrado e no painel Pathfinder aplique a opção de  subtração.


3) Repita este mesmo procedimento, mas agora eliminando a metade esquerda da meia elipse:


4) Crie ao lado da forma um retângulo horizontal comprido, mas que tenha a mesma altura da forma. Preencha o retângulo com vermelho. Em seguida, crie sobre ele várias elipses preenchidas com branco em tamanhos diferentes em posição aleatória.


5) Arraste o retângulo com as bolinhas para dentro do painel Symbols.


6) Preencha agora a forma criada também com vermelho e tire o contorno. Com a forma selecionada vá em Effect e aplique 3D Revolve que irá criar a forma do cogumelo. No painel de opções 3D, dê uma leve girada no cubo para a direita e no item Surface mude a opção de visualização para Diffuse Shading.


7) Ainda no painel de opções 3D, clique no item Map Art para abrir o painel de mapa. Já na primeira visualização do mapa em Surface, temos o mapa da parte externa do cogumelo. Acesse no próprio painel o item Symbol e aplique sobre o mapa o retângulo com as bolinhas brancas salvo anteriormente. Clique no item Scale to Fit para que toda a malha do seja preenchida pelo retângulo. Dê Ok.


8) Agora abra um novo layer abaixo e crie uma linha curva, como no exemplo.


9) Use a ferramenta Width para aumentar a espessura na base do traço.


10) Preencha o traço com um gradiente composto com dois tons de cinza claro e um com branco entre eles. Em Stroke, clique sobre a opção Across de preenchimento, que fará o gradiente seguir o sentido do traço.


11) Crie agora um quadrado que seja um pouco maior que o caule do cogumelo e o arraste sobre ele.


12) Selecione o caule e o gradiente. No painel Transparency, abra o submenu do painel e ative Make Opacity Mask.


13) Temos então, sobre o caule, uma máscara de transparência. Enquanto o item máscara estiver selecionado no painel, você pode com a ferramenta Gradient fazer ajustes no mesmo. Para sair do modo máscara, clique no item da esquerda ao lado da máscara.


14) Crie outros cogumelos menores e em posições diferentes para fazer um arranjo.


15) Faça pequenas formas preenchidas com preto que se encaixem entre o caule e o cogumelo para simular sombras conforme o exemplo. Abra o painel Transparency e aplique sobre estas formas o Blending Multiply, diminuindo também a opacidade em 60%.


16) Em um novo layer abaixo de todos os outros, faça um retângulo preenchido com verde # 009344.


17) Selecione na caixa de ferramentas a ferramenta Mesh. Com ela, dê um clique bem no meio do retângulo verde. Clique novamente com a ferramenta no centro de cada uma das quatro partes criadas pela primeira aplicação da malha.


18) Use a ferramenta laço e selecione todos os pontos de âncora em volta do retângulo. Em seguida, no painel Swatches, clique no branco e o retângulo ficará com as bordas suavizadas.


19) Selecione na malha outros pontos conforme o exemplo e aplique tons de verde mais claros e amarelados.


20) Em ponto da malha na parte inferior do retângulo, aplique um tom de marrom ou lilás claro.


21) Selecione o painel Symbols, abra a livraria de Symbols através do submenu do painel e ative a biblioteca Nature. Escolha algumas das vegetações na biblioteca e as arraste sobre o fundo criado:


22) Monte a vegetação sobre o fundo e, em Effect > Blur > Gaussian Blur, aplique um desfoque na vegetação aplicada.



23) Conclua a ilustração criando dois ou mais cogumelos no plano de fundo e também os desfocando com o filtro Gaussian Blur para conseguir o efeito de profundidade na ilustração.

Por Getulino Pacheco.

29/04/2015

0 responses on "Cogumelos no Illustrator"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail