Estilizando com a ferramenta Pencil

 

 

 

 

https://www.photopro.com.br/wp-admin/post.php?post=8474&action=edit#

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ferramenta pencil do Illustrator pode ser utilizada não só para traçar, mas também para delinear sobre uma imagem convertendo a mesma em um desenho a traço ou estilizado.

Passo1

 

 

Muitas ferramentas do Illustrator foram elaboradas com base em técnicas convencionais, como é o caso da técnica do decalque, explicada a seguir.

 

 

Posicione a imagem em seu documento e dê dois cliques sobre a miniatura no painel do Layer Style para acionar Layer Options.  Acione no painel, o item Template e em outro item de nome Dim images, e digite um valor qualquer de porcentagem. Quanto menor o valor, mais rebaixada ficará a imagem, o que facilitará a visualização dos traços feitos ao se decalcar sobre ela.

 

 

Esta técnica, feita da forma tradicional, como comentado anteriormente, se constituía em se prender um papel transparente ou leitoso sobre a imagem e dacalcá-la.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo2

 

 

Dê dois cliques sobre o ícone da ferramenta pencil na caixa de ferramentas para acionar o painel de preferências. Desative, no painel, o item Edit select paths, verifique se Fill new pencil strokes está ativado e coloque um pequeno valor em Smoothness para que as curvas produzidas pela ferramenta fiquem mais suaves. No caso do exercício, apliquei 23%. Deixe a configuração de preenchimento (Fill) e strokes (Linhas) somente com o preenchimento ativo.

 

 

 

 

 

 

Passo3

 

 

Abra um novo Layer sobre a imagem e comece a decalcar. Perceba que, ao delinear uma forma qualquer sobre a imagem, os traços ficam com aspecto de um pincel a nanquim, dando um charme muito especial na estelização do desenho.

 

 

Você pode estilizar e usar o mesmo processo para colorizar todo o desenho, porém, procure fazer os preenchimentos em camadas separadas. Por exemplo, se você desejar aplicar sobre os cabelos desta ilustração alguns traços amarelos, ou criar o preenchimento da pele, faça isso sempre em uma camada abaixo dos traços correspondentes. Ao completar a estilização, desative a visualização do layer da imagem para ver como ficou a ilustração.   

 

Dica de Hoje

Getulino Pacheco

07/08/2015

0 responses on "Estilizando com a ferramenta Pencil"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail