A grande diversão do Photoshop é que ele permite a criação dos mais diversos efeitos, como no caso a seguir, no qual, após a leitura de uma lomografia, criei um tutorial bastante simples para você aplicar em suas imagens.
Passo 1 – Novo Layer
Abra sua imagem no Photoshop e duplique o layer usando a tecla de atalho Cmd + J (PC: Ctrl + J). Em seguida, clique duas vezes no nome do layer e renomeie-o para “Efeito Lomo”.
Passo 2 – Mais contraste
Agora, vamos aplicar um pouco mais de contraste com o comando Levels (Níveis). Você pode abri-lo pelo menu Image > Adjustments > Levels ou usar a tecla de atalho Cmd + L (PC: Ctrl + L).
Na caixa de diálogo do comando, arraste os sliders externos para o centro. Eu usei o histograma como referência, entrando um pouco em cada uma das extremidades apresentadas.
Passo 3 – Ajuste de cores
Chegou a hora de brincar um pouco mais com a invasão de cores, trazendo para a foto um tom que remete à lomografia. Para isso, abra o comando Curves (Curvas) usando a tecla de atalho Cmd + M (PC: Ctrl + M).
Ajuste os canais de Vermelho (Red), Verde (Green) e Azul (Blue) individualmente. Aqui, o destaque fica por conta do canal Azul, no qual apliquei uma curva “S” invertida, para valorizar um pouco mais o tom roxo. Os outros foram alterados de forma simples, apenas deslocando um pouco o ponto central.
Passo 4 – Menos saturação
Agora, chegou a hora de reduzir um pouco a saturação da imagem, inserindo um novo layer de ajuste com o comando Black & White. Para isso, basta clicar no ícone Add New Adjusment Layer pelo painel Layers e escolher a opção Black & White.
Em seguida, troque o blend mode de Normal para Darken e reduza a opacidade do layer para 65%.
Passo 5 – Definindo cores
Agora, vamos definir dois tons de violeta, um bem claro para o Background e outro bem escuro para o Foreground. Quero destacar que não é preciso usar um tom exato, pois queremos aplicar um efeito. Outra opção é configurar as cores diretamente pela caixa do diálogo do Gradient Map apresentado no próximo passo.
Obs.: Se quiser, você pode trocar os tons, posteriormente, em busca de novos efeitos. Essa é uma das vantagens de usar layers de ajuste.
Passo 6 – Grandient Map
Com um novo layer de ajuste, com a opção Gradient Map, podemos inserir o tom final na imagem. Este layer vai usar as cores definidas no passo anterior. Pelo painel Layers, escolha a opção Gradient Map.
Sua imagem vai ficar com uma transição única. Troque o blend mode de Normal para Hard Light e reduza a opacidade para 50%.
Passo 7 – Ajustes finais
Crie um novo layer e troque seu blend mode de Normal para Overlay. Desta forma, toda vez que você pintar com a cor preta, vai escurecer a imagem e toda vez que pintar com a cor branca, vai clarear.
Selecione a ferramenta Pincel, tecla de atalho “B”. Resete as cores do Background e Foreground para branco e preto pressionando a tecla “D”.
Comece a pintar com a cor preta nas áreas que deseja escurecer ou tirar a atenção da foto. Em seguida, com a tecla “X”, inverta as cores e agora pinte com branco nos locais que deseja chamar mais atenção. Ao final, reduza a opacidade do layer para não ficar tão marcado. Eu usei 65%.
Passo 8 – Suavidade e Flatten Image
Você pode suavizar melhor a transição do preto para o branco, aplicando o “grande” filtro Gaussian Blur. Depois, pelo menu Layers, você pode escolher o comando Flatten Image para finalizar a sua imagem!
Veja também nossa coletânea com 20 efeitos de Photoshop:
0 responses on "Efeito de Lomografia no Photoshop"