Dicas de fotografia para iniciantes – Parte 4

A matéria é uma continuação dos tutoriais Dicas de Fotografia para iniciantes. Confira também a Parte 1Parte 2 e Parte 3.

 

 

 

 

 

No tutorial de hoje, vamos falar sobre LUZ. A luz é o ingrediente principal de toda fotografia. Inclusive a palavra “fotografia” vem das palavras gregas “photos” (luz) e “graphien” (escrever), ou seja: “escrever com a luz”. Saber como trabalhar e explorar a luz é o principal fator que determinará uma boa fotografia.

 

Todo fotógrafo deve sempre ter o hábito de observar a luz em todas as circunstâncias, pois leves movimentos são cruciais ao fotografar com luz natural por exemplo. Confira algumas dicas:

 

 

Observando a luz natural 

 

 

 

Luz natural: utilizando um difusor  

 

 

 

 

Golden Hour

 

Um horário legal para fotografar é no intervalo de mais ou menos 1 hora antes e depois do nascer ou pôr-do-sol, conhecido como Golden Hour. Nesse horário, o sol está baixo, ou seja, teremos uma iluminação mais suave, não tão direta, proporcionando sombras e brilhos interessantes. Saiba mais sobre Golden Hour.

 

 

 

 

 

 

Flash da câmera x Flash remoto

 

O flash que vem embutido nas câmeras tem uma luz direta muito uniforme e não tem mobilidade, ou seja, a luz é emitida sempre na mesma direção. Isso não é interessante, pois essa luz direta pode resultar reflexos, manchas brancas em um rosto, resultando um retrato sem volume e sombras duras. Já o flash remoto possibilita direcionar a luz para diversos lugares. Saiba mais e veja um exemplo sobre o flash remoto:

 

 

 

 

O que é luz contra na fotografia

 

A luz contra é uma luz posicionada em posição oposta à luz principal e a câmera. Tem a função de dar mais volume ao assunto e de recortá-lo do fundo, gerando assim mais profundidade na foto. Podemos obter esse resultado em estúdio, ou com luz natural posicionando o assunto entre o sol e a câmera. Saiba mais sobre luz contra:

 

 

 

 

 

 

Criando luz contra com luz natural

 

Existem várias maneiras de aproveitar a luz natural, uma delas é como luz contra, fazendo um contorno no modelo. Isso gera um resultado bem interessante! Saiba mais sobre luz contra com luz natural:

 

 

 

 

O que é o FLARE

 

O Flare (ou Lens Flare) é um defeito ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente. Esse defeito causa manchas de luz, em formas circulares ou hexagonais.

Embora seja originalmente uma imperfeição, muitos fotógrafos hoje em dia utilizam esse “defeito” em seu favor como uma espécie de efeito. Saiba mais:

 

 

Efeito Bokeh 

 

O efeito Bokeh é aquele super desfoque com alguns círculos no fundo. Porém, não é todo fundo desfocado que gera esse efeito: essas “bolinhas” são, na verdade, pontos de luz desfocados, por isso que elas geram esses desenhos. Ou seja, quando o fundo do nosso assunto estiver refletindo alguma luz (como luz do sol, ou mesmo luzes de uma cidade à noite), teremos esse efeito. Confira algumas dicas sobre como fazer o efeito bokeh:

 

 

 

 

 

 

Curtiu as dicas? Confira as dicas anteriores e fique de olho no Grupo PhotoPro que em breve teremos mais dicas de fotografia para iniciantes!

 

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

 

Grande abraço!


Erica DalBello

 

 

0 responses on "Dicas de fotografia para iniciantes - Parte 4"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail