Dicas de fotografia para iniciantes – Parte 3

A matéria é uma continuação dos tutoriais Dicas de Fotografia para iniciantes. Confira a Parte 1 e a Parte 2.

 

 

 

No tutorial de hoje, vamos falar sobre Retratos. Pequenas dicas que podem fazer muita diferença!

 

 

 

Regra dos terços com pessoas

 

A regra dos terços é uma teoria utilizada na hora de compor uma imagem. Se caracteriza em dividir uma imagem em duas linhas horizontais e duas linhas verticais, em que os 4 pontos de interseção dessas 4 linhas são os pontos onde os nossos olhos têm maior atenção. Em retratos, a dica é posicionar um desses cantos em um dos olhos ou no sorriso da pessoa. Veja mais exemplos aqui.

 

 

 

 

 

 

Retratos de Casais

 

Ao fotografar casais, geralmente pedimos para se aproximarem na hora de fazer a foto. Porém, na maioria das vezes, eles não se aproximam tanto quanto gostaríamos para dar aquele close no rosto, deixando um espaço sobrando entre os dois. Então, quando fotografar retratos de casais, é interessante dirigi-los, frisar que devem se aproximar bem. Assim, teremos resultados bem interessantes! Veja alguns exemplos.

 

 

 

 

 

Posicionamentos vertical e horizontal

 

Dica de fotografia para retratos 1

 

Dica de fotografia para retratos 2

 

 

Retratos com teleobjetivas

 

Veja no tutorial como a distância focal influencia ao fotografar retratos.

 

 

 

 

 

Retratos espontâneos

 

Ao fotografar eventos, festas, aniversários ou até mesmo fotos do dia a dia, uma dica legal para os fotógrafos é não fazer apenas as fotos posadas, mas captar momentos em que a pessoa não percebe que está sendo fotografada. Isso também pode ser chamado de fotojornalismo e gera resultados bem espontâneos e interessantes! Veja mais exemplos.

 

 

 

 

 

Truque com pose

 

Uma dica simples e rápida, mas que pode fazer muita diferença ao fotografar uma pessoa, é o posicionamento desta. Pessoas que não têm o costume de serem fotografadas normalmente permanecem de maneira muito “reta” nas fotos (exemplo abaixo). Dependendo do ângulo fotografado, a postura pode não ficar muito agradável. Por isso, fique atento a este detalhe. Caso necessário, peça para o modelo posicionar uma das pernas levemente para frente (para dar apoio) e jogar o corpo para frente. Pode não parecer natural, mas a foto ficará com um aspecto bem mais interessante. Saiba mais aqui.

 

 

10 cuidados ao fotografar retratos

Para finalizar, confira uma coletânea de 10 cuidados importantes a serem tomados ao fotografar retratos:

 

 

 

 

Curtiu as dicas? Então fique de olho no Grupo PhotoPro, pois em breve teremos mais dicas sobre fotografia!

 

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

 

Grande abraço!


Erica DalBello

 

 

0 responses on "Dicas de fotografia para iniciantes - Parte 3"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail