Dica de Fotografia: Panning

Muita gente já deve ter se perguntado como são feitas aquelas fotos de Fórmula 1, de Motocross, ou de carros comuns, nas quais um veículo em movimento fica congelado na imagem, e o fundo aparece desfocado e em movimento. Afinal, deveria ocorrer o contrário, pois o carro é que está em movimento. 

Como o objeto que desejamos fotografar está em movimento, temos duas maneiras de fotografá-lo: a primeira é usando uma velocidade bem rápida (1/500s, dependendo da velocidade do objeto). Porém, essa alternativa não só congela o objeto em movimento, mas também congela todo o ambiente. E o mais legal, no efeito que queremos alcançar, é fazer o fundo desfocar, transmitindo uma sensação real de movimento.

A técnica para fazer isso se chama Panning (que vem de panorama), e é bem simples! Porém, esta técnica requer prática e uma boa sensibilidade do fotógrafo. Para desfocar o fundo e ter o objeto bem nítido, devemos usar uma velocidade baixa (1/20s a 1/40s, dependendo da velocidade do objeto) e acompanhar o movimento do objeto com a câmera. Escolher uma velocidade lenta resulta em fotos “tremidas”, e, neste caso, fazemos isto propositalmente. Porém, como a camera acompanhará o objeto em movimento, o fundo ficará desfocado enquanto que o objeto permanecerá nítido.


Podemos fazer isso com diversos objetos: carros, ciclistas, pássaros, enfim, qualquer objeto que esteja se movimentando, lembrando que a camera deve seguir com exatidão o movimento, e isso requer bastante prática. Para isso, primeiro clicamos e, logo em seguida, movemos a câmera.

Pode parecer difícil, e as primeiras fotos provavelmente não serão perfeitas, mas, com um pouco de treino, poderemos ter ótimos resultados!

Que tal tentar?

Um grande abraço!



0 responses on "Dica de Fotografia: Panning"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail