Dica de fotografia: f 1.4

Dica de fotografia: f 1.4. Lentes claras são o sonho de todo fotógrafo. Uma das mais comuns é a fixa 50mm, com abertura 1.4 ou 1.8. Essas aberturas proporcionam uma luminosidade muito interessante e uma profundidade de campo sensacional!

Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Essa profundidade de campo fica muito limitada e pode facilmente desfocar partes importantes da foto, como os olhos. Observe nas duas fotos abaixo: na primeira, temos o foco apenas no nariz, e os olhos já estão desfocados. Em contrapartida, na segunda foto o foco está nos olhos, e temos um leve desfoque no nariz. Note que: os olhos são o ponto de atenção de um retrato, então o leve desfoque no nariz não incomoda tanto como o desfoque nos olhos! Por isso é muito importante observar bem o foto, para não desfocar seus retratos.

 

 

 

Outro detalhe das duas fotos acima é que, com a baixa profundidade, até as orelhas já saem do foco. Então, para conseguir o menino inteiro focado utilizando a abertura 1.4, devemos nos afastar do modelo:

 

 

 

 

 

Lente 50mm com abertura f/ 1.4

 

 

 

Quer aprender a capturar o instante? Conheça o curso do Grupo Luz: Imagens Híbridas – Instante: a cena congelada!

 

 


Um grande abraço!

 

Erica DalBello

0 responses on "Dica de fotografia: f 1.4"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail