Crie um circo lúdico no Illustrator

Veja neste tutorial uma forma simples de criar uma ilustração divertida de um circo.

1) Comece criando a estampa da lona do circo. Faça dois retângulos estreitos um ao lado do outro no sentido vertical. Preencha um deles com vermelho e outro com branco. Em seguida, com os dois selecionados, arraste-os para o painel Swatches para criar um pattern.


2) Faça agora um outro retângulo no sentido horizontal e o preencha com o pattern criado.


3) Crie também um outro retângulo bem estreito no sentido horizontal como se fosse uma faixa preenchida com azul. Na caixa de ferramentas, selecione a ferramenta estrela e aplique várias cópias preenchidas com amarelo sobre a faixa, conforme o exemplo:

4) Arraste as estampas, uma de cada vez, para dentro do painel Symbols.


5) Na caixa de ferramentas, selecione a ferramenta Arco. Clique e arraste com a ferramenta para a direita, criando o arco como mostrado abaixo.


6) Use a ferramenta Pen sem preenchimento para clicar no final do arco e continuar o traçado criando a metade da forma da tenda do circo.


7) Preencha com branco a forma criada e elimine o contorno.

8) Em Effect > 3D, aplique sobre a forma a opção 3D Revolve e dê Ok. Isto irá criar a forma da tenda do circo.

9) Mantenha a forma selecionada e na listagem do Painel Appearence dê dois cliques sobre o ícone FX para reabrir o painel de opções 3D.

10) No Painel de Opções 3D, entre em Map Art e ative o item Preview. Comece a navegar em Surface para poder visualizar os mapas da malha do objeto 3D. No primeiro mapa, aplique o pattern da primeira estampa criada. Acesse a estampa através do item Symbols localizado no próprio painel, ative a opção Scale to Fit para que a textura da estampa envolva toda a malha selecionada da tenda.

11) Continue a navegar pelos mapas em Surface e aplique a faixa azul com as estrelas na parte que separa a cobertura e as paredes da tenda. Navegue até a cobertura e aplique a mesma estampa listrada aplicada nas paredes da tenda sempre aplicando a opção Scale to Fit para que o encaixe das listras fiquem ajustadas.

12) Crie agora uma elipse preenchida com branco e em seguida um retângulo que sobreponha a elipse de modo que envolva a sua metade. Selecione ambos e no painel Pathfinder use a opção Minus Front, que fará uma apara na parte superior da elipse.

13) Arraste a meia elipse criada para dentro do painel Brush. Escolha nas opções de pincéis a opção Pattern Brush e dê Ok.

14) Abra um novo layer acima da tenda e use a ferramenta Pen para criar uma linha que acompanhe a base da faixa azul, como mostra o exemplo.

15) Selecione a linha criada e aplique sobre ela o pincel criado anteriormente. Se precisar diminuir o tamanho do pincel, dê dois cliques no ícone do pincel no painel para abrir o painel de configurações. Em Scale, você poderá controlar o tamanho do pincel criando assim um adorno em volta do teto da tenda. 

16) Em Effects, aplique Stylize > Drop Shadow. Aumente um pouco no painel a opacidade para criar uma sombra que contraste o adorno e a tenda.

17) Em um novo layer acima, usando a ferramenta Pen, trace um delineado em volta de toda a parte direita da tenda. 

18) Elimine o contorno e preencha a forma com um gradiente linear composto por preto e branco como no exemplo.

 

19) Em Transparency, aplique sobre o gradiente o blending no modo Multiply que vai criar um sombreamento sobre o lado direito da tenda.

20) Para criar a bandeirinha do topo da tenda, trace uma linha sinuosa na cor vermelha. Em seguida, use a ferramenta Width localizada na caixa de ferramentas. Clique sobre o ponto de âncora direito da linha e arraste para cima ou para baixo. Isto fará com que a espessura da linha fique mais grossa deste lado, fazendo assim o formato da bandeirinha. 

21) Use a ferramenta Pen para desenhar a forma da porta da tenda que deverá ser preenchida com preto. Crie outra forma triangular para representar parte da lona dobrada ao lado da porta. Preencha esta forma com um gradient preto e branco para criar volume como demonstrado no exemplo. 

22) Faça as cordinhas da tenda usando a ferramenta Line. Use novamente a ferramenta Width para criar as estacas.

23) Para concluir, crie uma sombra feita com um gradiente na base esquerda da tenda e se preferir também aplique um gradiente no preenchimento da porta da tenda dar um melhor acabamento.

Por Getulino Pacheco

.

13/08/2015

0 responses on "Crie um circo lúdico no Illustrator"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail