PhotoPro Cursos Online

Como criar um disco de vinil no Illustrator

A ferramenta Blend do Illustrator permite criar efeitos surpreendentes e realistas sobre uma ilustração como, por exemplo, o brilho criado sobre a superficie deste disco d

e vinil criado totalmente no Illustrator.

1) Comece criando 5 círculos concêntricos como demonstrado abaixo. Alinhe e centralize os círculos

através do painel Align.

2) Selecione os pontos de âncora do segundo e do terceiro círculo e ative a ferramenta Blend. No Painel de Opções, aplique o valor de 12 em Spacing Steps. Dê Ok e aplique o efeito entre os dois círculos.

3) Em seguida, preencha o quarto círculo com uma cor qualquer que preferir. No exemplo utilizei um tom laranja #FAAB18. Preencha o quinto círculo com preto e abra um novo layer acima e outro abaixo. Separe o círculo laranja e o preto para o layer de cima. Selecione o círculo maior e o arraste para o layer abaixo fazendo com que os círculos com o efeito do Blend fiquem no meio.

4) Oculte a visualização do primeiro e do segundo layer e, acima do layer do círculo maior, abra um novo layer. Usando a ferramenta Line, trace 3 linhas retas que convirjam do centro para fora do círculo.

5) Mantenha os traços laterais preenchidos com preto e no traço central aplique branco.

6) Preencha o círculo com preto e, em seguida, pressione a tecla Shift, mantenha ela pressionada e usando a ferramenta Direct Selection selecione os pontos de âncora da parte externa de cada um dos traços. Agora ative novamente a ferramenta Blend e no Painel de Opções configure as passagens em 250 e aplique a mistura entre as 3 linhas.

7) Com o Blend selecionado, ative a ferramenta Rotate. Mude o ponto de coordenada da ferramenta para o centro do círculo. Basta clicar bem no centro da mira que surge ao ativar a ferramenta e arrastá-la para o centro do círculo.

8) Pressione a tecla Alt (PC) ou Option (MAC) e clique agora com a ferramenta sobre o ponto externo da linha central do Blend. Mantenha clicado mais as teclas pressionadas e arraste para baixo uma cópia que irá acompanhar a coordenada do eixo central da ferramenta.

9) Selecione o círculo maior através do painel Layer clicando sobre o pequeno círculo que existe no lado direito do layer. Ao fazer isto, um pequeno quadradinho surgirá ao lado do círculo, indicando objeto selecionado. 

Pressione a tecla Alt (PC) ou Option (MAC), clique sobre este quadradinho e arraste uma cópia do círculo para o layer dos Blends acima que ficará posicionado sobre eles.

10) Trave o layer do círculo maior e, em seguida, selecione todos os elementos do layer do blend e vá em Object > Clipping Make para criar uma máscara circular em volta da forma do blend.

11) Volte a habilitar a visualização dos layers do blend e a do selo. No layer do blend tire o preenchimento do efeito de deixe só as linhas preenchidas com branco.

12) Crie um novo layer abaixo de todos os outros e crie um fundo com um retângulo preenchido com preto.

13) Sobre todas as outras camadas, crie um retângulo preenchido com um gradiente preto e branco e o incline sobre o disco conforme demostrado.

14) Ative o painel Transparency e aplique o Blending no modo Multiply conseguindo assim criar um sombreamento interessante sobre o disco.

15) Para concluir digite alguma coisa de forma circular sobre o selo do disco para deixar a cena mais interessante.

05/07/2013

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail