Criar um microfone usando Illustrator e Photoshop

Usando diversos recursos do Illustrator e Photoshop, é possível conseguir resultados surpreendentes, como a ilustração deste microfone. Confira este tutorial repleto de macetes!

 TRABALHANDO NO ILLUSTRATOR
 1) Abra um novo arquivo no Illustrator no modo RGB e comece criando uma elipse com a ferramenta Rounded Rectangle no sentido vertical, preenchida com um tom de cinza:

 

 

2) Continue usando a ferramenta  Rounded Rectangle e crie uma nova elipse , só que agora sem preenchimento e com contorno preto. Sobreponha a nova elipse sobre a anterior, conforme o exemplo:

 

 

3) Aumente a espessura do contorno em Stroke. No exemplo usei 6 pt.

 

 

4) Utilize a opção Eraser do lápis para apagar a parte superior da elipse. Basta clicar na ferramenta, selecionar a elipse e passar a ferramenta sobre a área que se deseja apagar.

 

 

 

 

5) Crie um pequeno retângulo preenchido com 3 passagens. Duas passagens com cinza e a passagem com branco, que deverá ficar no centro. Ajuste o ângulo para que o gradiente fique no sentido horizontal, acompanhando o sentido do retângulo. Posicione o retângulo sobre um dos lados da haste criada anteriormente.

 

 

6) Faça uma cópia do retângulo e o posicione do outro lado da haste. Em seguida, crie um outro pequeno retângulo bem estreito preenchido com o mesmo gradiente. Faça outras três cópias deste retângulo e os posicione sobre os outros dois da haste, conforme demonstrado.

 

 

7) Agora crie o suporte e a base da haste. Faça um quadrado e aplique o mesmo Gradient no sentido vertical. Crie uma elipse na base abaixo do quadrado e preencha com o mesmo gradiente. Faça um retângulo que envolva a metade inferior desta elipse. Selecione a retângulo mais a elipse e ative o painel Pathfinder. Use a opção Minus Front para fazer uma apara na parte inferior da elipse.

 

 

8) Selecione na caixa de ferramentas a opção de preenchimento de contorno. Selecione a linha da haste e aplique sobre o contorno o mesmo Gradient utilizado até agora.

 

 

9) Mantendo o traço selecionado no painel Gradient, mude a opção de preenchimento de Stroke para Across Stroke. Isto fará com que o gradiente acompanhe perfeitamente o sentido do traço:

 

 

 

 

 

10) Faça um retângulo envolvendo todo o lado esquerdo da elipse do microfone. Selecione a elipse mais o retângulo e aplique a opção Minus Front do Painel Pathfinder.

 

 

11) Organize os layers do seu arquivo fazendo com que os elementos criados fiquem em layers  separados como mostrado no exemplo.

 

 

12) Abra um novo arquivo com a folha deitada e no canto superior esquerdo crie uma pequena elipse preenchida com preto.

 

 

13) Selecione a elipse e vá em Effect > Distort & Transform > Transform. No Painel de Opções, digite em Copies um valor por exemplo de 30. Ative o item Preview e arraste o slider Horizontal para a direita e as cópias da elipse aparecem.

 

 

14) Em seguida, mova também o slider vertical para a direita e a fileira de elipses ficará na diagonal.

 

 

15) Em Options, ative o item Reflect X. Isto irá alinhar as elipses em duas fileiras verticais em “zigue-zague”.

 

 

16) Se for necessário, ajuste as distâncias das posições das elipses movendo os sliders Horizontal e vertical e dê Ok!

 

 

17) Mantendo a elipse selecionada, volte em Effect > Distort & Transform > Transform e aplique um novo efeito.

 

 

18) Digite 30 cópias, ative Preview e arraste o slider horizontal para a direita até conseguir criar um Pattern com as elipses conforme o exemplo. Dê Ok e salve o arquivo.

 

 

19) Volte agora para o arquivo do microfone e vá em File > Export. Escolha o formato PSD. No Painel Export verifique se a opção Write Layers está ativada e dê Ok.

 

 

TRABALHANDO NO PHOTOSHOP

 

 

20) Abra o arquivo exportado no Photoshop e verifique se os layers mantêm a mesma hierarquia dos layers do arquivo do Illustrator.

 

 

21) Selecione o layer com a meia elipse e vá em 3D > New 3D Layer from File e a forma será convertida em um objeto 3D.

 

 

22) Dê dois cliques sobre o pequeno ícone que surge no canto inferior direito do layer do objeto 3D para abrir o Painel 3D. Selecione no painel o ícone da lâmpada.

 

 

23) Em Window abra o painel Properties e desative o item Shadow.

 

 

24) No Painel 3D, clique sobre o ícone de malha, volte para o painel Properties e abra as opções de Shape com extrusões pré-definidas. Escolha a opção Revolve, que fará uma extrusão de 360º na forma.

 

 

25) Em Deformation Axis, clique no pontinho central do eixo de localização. Mova para a esquerda o slider Extrusion Depth para criar a forma do microfone.

 

 

26) Aumente agora a área de trabalho em volta do objeto em Image > Canvas Size. Digite valores maiores em Width e Height e dê Ok.

 

 

27) Crie uma cópia objeto 3D em um layer acima. Em seguida, dê dois cliques sobre o item de extrusão de material localizado na lista logo abaixo do layer 3D.

 

 

28) Um outro documento transparente irá abrir no Photoshop. Este arquivo se refere ao mapa da textura do objeto 3D onde podemos aplicar qualquer material.

 

 

29) Volte para o Illustrator e abra aquele arquivo com os patterns de elipses criado no passo 18 deste tutorial.

Selecione o pattern e dê um Copy. Volte ao Photoshop no arquivo do mapa e dê um Past no modo pixels. Preencha toda a área transparente do arquivo com o pattern.

 

 

30) Abra um novo layer abaixo deste do pattern e preencha o arquivo com branco. Feche o arquivo e dê um Save.

 

 

31) Retornando para o objeto 3D você irá verificar que todo o objeto foi revestido com o material aplicado.

 

 

32) Mantenha selecionado o objeto 3D e no Painel 3D clique no ícone de cena. Vá agora ao painel Properties e em Style mude o modo de visualização do objeto para Unlit Texture. Isto irá fazer com que o objeto fique com uma aparência opaca sem sombreamento.

 

 

33) Selecione o layer 3D e vá no menu principal em Layer > Rasterize > 3D para rasterizar o layer.

 

Em seguida, usando a ferramenta Quick Selection, selecione qualquer parte branca da imagem. Vá em Select > Similar e todas as áreas em branco serão selecionadas. Clique em Delete para eliminar estas áreas e deixar só os pontos pretos.

 

 

34) Rasterize também o layer abaixo do objeto 3D sem o material. Em seguida vá em Image > Adjustments > Curves. Acrescente mais 3 pontos sobre a curva do Histograma e a distorça em forma de “zigue-zague” como mostrado abaixo. Isto criará sobre a superfície do objeto um efeito metalizado.

 

 

35) Faça uma cópia do layer dos pontinhos e na cópia do layer abaixo inverta o tom preto para branco em Image > Adjustments > Invert.

 

 

36) Arraste um pouquinho para a esquerda os pontinhos brancos por trás dos pontinhos pretos para criar um efeito de profundidade nos furos do microfone.

 

 

37) Abra um novo layer acima e usando a ferramenta Pen no modo Path crie uma meia elipse sobre a parte interna esquerda do microfone.

 

 

38) Ative a seleção do Path no painel Paths. Providencie um pincel suave e grande preenchido com branco e passe suavemente sobre as bordas na lateral direita da elipse para criar um brilho especular sobre o microfone.

 

 

39) Em um novo layer, faça uma seleção retangular fazendo a união do suporte com o microfone. Preencha a seleção com um gradiente preto e branco com 3 passagens, como demonstrado.

 

 

40) Aplique um Layers Style Outer Glow para criar uma sombra externa em volta do retângulo.

 

 

41) Em um novo layer, crie um retângulo preenchido com vermelho. Centralize este retângulo sobre o centro do retângulo com o gradiente abaixo. Para criar profundidade, aplique no retângulo vermelho o Layer Style Inner Glow preenchido com preto no modo Multiply.

 

 

42) Digite algo com preenchimento branco e aplique sobre o retângulo. Use também o mesmo procedimento do passo 38 deste tutorial para criar um brilho especular sobre o conjunto.

 

 

43) E para finalizar, aplique o processo de Curves mostrado no passo 34 deste tutorial sobre o suporte e todos os outros elementos do microfone para criar um brilho metálico em todas as peças.

 

 

Por Getulino Pacheco

06/08/2015

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