Criando uma maçã no Photoshop

 

 

O Photoshop é uma ferramenta incrível para ser usado nas mais diversas áreas, e sem dúvida no campo de ilustrações este aplicativo tem muito para oferecer. Veja nos tutoriais a seguir algumas das possibilidades.

Criando a forma e a textura da maçã

Passo 1

Crie um novo arquivo e nas opções de preenchimento de cor do primeiro plano e preenchimento de plano de fundo crie duas cores com as referencias e #2d777 para o verde e #b01313 para o vermelho, a ordem das cores sobre que ficara no primeiro plano ou fundo tanto faz.

 

 

Passo 2

Use estas cores para criar a textura da maçã através do Filtro> Acabamento opção Fibras.

O painel de fibras criará a textura bem similar a da casca da maçã, é possivel ainda através dos ajustes do painel controlar a variação desta textura.

 

 

 

Passo 3

Quando se trata de criação é bom ter em mente que estamos livres para usar qualquer tipo de recursos do aplicativo e sempre a opção ideal é aquela que nos leva mais rápido a um resultado desejado. Como a maçã é um objeto próximo ao formato de uma esfera nada melhor do que usar o recurso 3D. 

Após ter criado a textura vá ao menu principal 3D> Nova forma a partir da Camada e ative a opção esfera e a textura já ira ficar embrulhada em torno de uma esfera já com um sombreamento perfeito.

 

 

 

Passo 4

Utilize a ferramenta de rotação das opções do 3D para rotacionar a esfera de forma que se possa enxergar a parte de cima da textura.

 

 

 

Passo 5

Feito o passo anterior rasterize o objeto 3D para uma imagem normal, para isto crie uma nova camada em seguida selecione as duas e pressione Command+ E no MAC ou Control + E no PC.

Isto ira achatar as duas camadas eliminando assim o 3D do objeto.

 

 

 

Moldando a forma 

Passo 6

Novamente no menu principal ative em Filtro a opção Dissolver.

No painel do filtro ative a ferramenta de distorção progressiva, faça ajustes no tamanho do pincel e também na pressão do mesmo e molde a forma da maçã conforme demonstrado no exemplo.

 

 

Passo 7

Para criar a profundidade na parte superior da maçã em uma nova camada crie uma seleção elíptica e preencha com um gradiente preenchido com preto e branco, cuide para que a passagem do tom preto fique na parte inferior da elipse.  

 

 

Passo 8

Aplique sobre a elipse a mesclagem de camada multiplicação (Multiplay) para somar o tom do gradiente com a textura da maçã e tambem o filtro de desfoque gaussiano para criar o defoque.

 

 

 

Passo 9

Agora em uma nova camada crie com ferramenta de seleção laço uma forma inrregular sobre o lado direito da maçã e preencha a seleção com a cor # bedd60, aplique o modo de mesclagem de camada Sobrepor (Overlay) e desfoque com o filtro de desfoque gaussiano, isto irá criar um tom amarelado sobre a textura da maçã.

 

 

 

Passo 10 

Abra uma nova camada e com a ferramenta lasso poligonal crie uma forma triangular e preencha a seleção com a cor #674015 sobre a forma desfocada para criar o cabinho da maçã.

 

 

 

Passo 11

Crie uma seleção retangular em volta da forma preenchida e em seguida no menu principal acione a opção de filtro Distorção > Crisalhamento. Mova a linha que surge no gráfico do painel do filtro para criar a distorção na forma. Para criar um sobreamendo no cabo use o recurso do estilo  de camada a opção sombra interna dá um bom resultado neste caso.

 

 

 

Passo 12 

Para encerrar crie um brilho sobre a textura da maçã. Para isto em uma nova camada crie com a ferramenta laço a forma sobre a área da textura onde se pretende aplicar o brilho.

A forma deve ser preenchida com um gradiente que vá do branco para o transparente e em seguida use o filtro de desfoque gaussiano para dar o brilho mais realidade.

 

Dica de hoje

Getulino Pacheco

07/08/2015

0 responses on "Criando uma maçã no Photoshop"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail