PhotoPro Cursos Online

Criando efeito Low Poly no Photoshop

Veja neste tutorial uma técnica que simula um efeito surpreendente utilizando o filtro de Pixelização Cristalize

Low Poly é um termo utilizado para descrever a diminuição de polígonos em um personagem 3D gerado por computador. A finalidade é a produção de personagens de jogo eletrônico, que tem a necessidade da construção de objetos com poucos polígonos; isso torna mais fácil para o computador ou vídeo-game renderizar a imagem do que se fizesse isso com inúmeros polígonos de uma vez só. Mas o que é bacana nesta técnica é o gráfico poligonal que é criado sobre a imagem. Veja neste tutorial uma técnica que simula um efeito utilizando o filtro de Pixelização Cristalize.

1) Providencie uma imagem bem colorida com contraste e que tenha um fundo liso, como a figura do exemplo que pode ser baixada no site Fotolia_80679172.

1

2) Use a ferramenta de seleção ou Quick Selection para selecionar e copiar diferentes partes da imagem e fatiá-la em layers separados usando Command + J (MAC) ou Control + J (PC) .

2

3) Agora, aplique individualmente sobre cada layer o Filter > Pixelate > Crystalize. Procure adequar através de Cell Size os tamanhos dos polígonos aplicados  de acordo com a parte selecionada. Por exemplo, um tamanho de polígonos maiores para partes maiores da imagem – como a asa ou o corpo do pássaro – e polígonos menores nas partes menores como as patinhas da ave.

3

4) Use a ferramenta de seleção poligonal e crie uma seleção seguindo o contorno de cada forma, fazendo com que esta seleção fique um pouco para dentro das bordas da forma com a ideia de eliminar as falhas irregulares que surgem em todo o contorno da forma criada pelo filtro. Inverta a seleção, delete as partes irregulares e elimine as falhas. Repita o mesmo processo em todas as outras formas nos demais layers.

4

5) Achate todos os layers com as partes da imagem e ainda utilizando a ferramenta de seleção poligonal selecione possíveis áreas de sombra sobre a imagem e aplique um layer de ajustes Curves e escureça estas áreas selecionadas para se conseguir mais profundidade sobre a formação dos polígonos.

5

6) Oculte a visualização do layer do pássaro com o efeito. No Layer do fundo, elimine da imagem o pássaro original. No caso desta imagem, uma dica legal é primeiro eliminar as patinhas usando a ferramenta carimbo e e seguida faça uma seleção em volta do restante do pássaro e em Edit > Fill aplique a opção Content-Aware.

67) Volte a ativar a visualização do pássaro com o efeito. Para concluir, crie ou faça cópias de alguns polígonos se soltando em volta do pássaro procurando usar os  mesmos tons dos polígonos criados pelo efeito.

Por Getulino Pacheco

7

 

24/04/2015

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail