Criando efeito de ilustração usando filtros do Photoshop

Através de alguns filtros do Photoshop, é possível em poucos passos criar um interessante efeito de ilustração nas mais diversas imagens. Veja como funciona o processo neste tutorial.

1) Para que o efeito fique bastante convincente, é necessário que a imagem do objeto esteja em alta definição, bom contraste e cores “chamativas”, como a imagem desta lambreta, baixada no site Fotolia.

1

2) Em seguida, faça uma cópia do layer e em Image > Adjustments, use Desaturate para “descolorir” a imagem.

2

3) Crie ainda uma nova cópia e em Image > Adjustments use agora a opção Invert para criar um negativo da imagem.

3

4) Aplique o filtro Gaussian Blur com um valor de no máximo 4 pixels. No Painel Layers, aplique o Blending Mode em Color Dodge e a imagem ficará com uma característica de lineart.

4

5) Achate as duas cópias dos Layers e use Curves para reforçar um pouco mais o contraste das linhas.

5

6) Oculte a visualização do efeito Lineart no Painel Layer e trabalhe agora na imagem original. Vá em Filter Gallery > Artistic e aplique a opção Poster Edges. Nos ajustes do filtro em Edge Thickness e Edge Intensity, use o valor 0 e em Posterization use os valores 1 ou 2. Isto fará com que a imagem fique parecendo um vetor.

6

7) Volte a ativar a visualização do Layer com o efeito Lineart e aplique sobre ele o Blending Mode Multiply. Isso vai reforçar o contaste das linhas no efeito da ilustração.

7

8) Conclua aplicando o Layer de ajuste Vibrance. No Painel Properties, faça ajustes para conseguir uma tonalidade mais vibrante sobre o efeito.

Por Getulino Pacheco.

8

0 responses on "Criando efeito de ilustração usando filtros do Photoshop"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail