PhotoPro Cursos Online

Como organizar Presets no Lightroom

Aprenda hoje como organizar Presets no Lightroom! Presets são pré-definições com configurações de edição que visam agilizar o processamento das suas imagens no módulo de Revelação (Develop) do Lightroom. O objetivo principal dos mesmos é tornar automática ações que são constantemente repetidas no dia a dia, transformando processos que demandariam vários cliques em apenas um.

Além disso, os presets são amplamente utilizados com a finalidade de produzir efeitos nas fotografias, sejam eles a conversão para preto e branco, ou alguma alteração de cores e tons, através de recursos como Curvas e Split Toning, entre inúmeras outras opções.

O que acaba acontecendo com a maioria dos usuários é o controle desses presets. De nada resolveria instalar 2000 presets e não saber o que cada um deles proporciona; acabaríamos perdendo mais tempo procurando o preset ideal do que fazendo a edição manualmente.

Pensando nisso, vou compartilhar uma dica bem bacana para a organização dos mesmos. Eu separo meus presets por categorias em pastinhas, existentes dentro do próprio painel de Presets dentro do Lightroom.

Por exemplo: tenho diversos presets com configurações diferenciadas para uma foto em Preto e Branco. Então, criei uma pastinha “Preto e Branco”, onde deixo todos os presets de Preto e Branco. Desta forma, quando eu quiser transformar uma foto, vou diretamente nesta pastinha e escolho qual se adequa mais à minha foto.

 

Tutorial Lightroom Presets

Obs.: o painel Presets encontra-se apenas no Módulo Develop (revelação)

 

Tenho uma pasta apenas com presets para efeitos em Preto e Branco:
Tutorial Lightroom Presets

Passe o cursor do mouse sobre o nome do preset para visualizá-lo no painel Navegador.

 

 

Tutorial Lightroom Presets

 

Tutorial Lightroom Presets

Mais um exemplo: outra pasta com diversos tons de cores.

 

 

Clique sobre o preset para aplicá-lo na foto:
Tutorial Lightroom Presets

 

 

Nomenclatura

 

Outra dica que provavelmente vocês já perceberam é na nomenclatura dos presets. Como muitas vezes trocamos presets com amigos ou compramos de algum site especializado, é interessante saber a origem do mesmo. Por isso, todos os presets que eu crio, coloco minhas iniciais antes do nome: [EDB]. Assim fica fácil localizar e identificar.

 

 

Curtiu essas dicas? Então confira outros tutoriais sobre presets no Lightroom:

 

 

Como importar presets no Lightroom

 

 

 

Como criar presets no Lightroom

 

 

 

 

Preset Efeito Vintage no Lightroom

 

 

 

 

Preset para Fotos em Preto e Branco

 

 

 

 

Preset de Halloween

 

 

 

Tutoriais gratuitos de Lightroom:

tutorial_lightroom

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Curtiu esse tutorial? Aprenda muito mais com nosso curso de Lightroom!

Em mais de 5 horas de vídeo aula, Erica Dal Bello apresenta a mais recente versão do Lightroom do início ao fim.

Aprenda qual o fluxo de trabalho perfeito para agilizar a organização e o tratamento de fotografias. O curso é voltado tanto para o profissional que não está familiarizado com o aplicativo como para quem já utiliza e quer dar um salto em sua produtividade.

Revolucione seu fluxo de trabalho com o curso online Lightroom CC:

lightroom-cc-erica-banner-10off

 


Próximos workshops de Lightroom:

workshop-lightroom-londrina


workshop-lightroom-maringa

 

 

07/08/2015

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail