PhotoPro Cursos Online

Criando um ícone com efeito de vidro no Illustrator

 

 

Veja neste tutorial como criar no Illustrator um ícone com aspecto de vidro usando o Mesh e o Pathfinder.

 

1) Comece criando um retângulo. Em seguida, mude para a ferramenta Direct Select e clique com ela sobre a forma para surgirem as seleções do Live Corners. Clique sobre uma das pequenas elipses da seleção e arraste para o centro do retângulo para arredondar os cantos.

 

 

2) Com a ferramenta Pen, crie uma linha curva como mostrado no exemplo. Em seguida, com a ferramenta Width, clique na parte superior do traço e arraste para a esquerda ou para a direita para criar uma espessura.

 

3) Sobreponha a forma criada sobre a parte inferior da elipse. Em seguida, com ela selecionada, vá em Object > Path > Outline Stroke para transformar o traço em uma forma. Agora, com a ferramenta Shape Builder, 
clique em um dos objetos e arraste para o outro para soldar as duas partes.

 

 

4) Preencha a forma com 60% de preto. Em seguida, com ela selecionada, vá em Object > Path > Offset Path.
Este recurso vai criar uma cópia da forma expandida em torno da mesma. No Painel de Opções, controle os valores em offset para que que a expansão em torno da forma original não fique muito grande. Em Join, ative o modo Round para que a expansão da forma fique com cantos arredondados.

 

 

5) Mude o preenchimento da forma expandida para um tom de cinza mais claro, crie um novo layer abaixo e arraste esta forma expandida para este novo layer.

 

 

6) Crie ainda um terceiro layer e crie nele um um quadrado como fundo e preencha ele com 60% de preto.

 

 

7) Oculte a visualização do Layer da forma original. Trabalhe no layer do objeto expandido aplicando sobre a forma a ferramenta Mesh. Crie primeiramente malhas na extremidade direita da forma e aplique sobre alguns pontos da malha o preenchimento branco, procurando visualizar e preencher pontos estratégicos com o objetivo de se criar brilhos criados por uma luz projetada imaginária vindo do canto superior esquerdo do objeto. Faça o mesmo em outra extremidade da forma só que mudando para um tom cinza bem escuro para criar a sombra.

 

 

8) Faça agora uma cópia do layer da forma original e com a ferramenta caneta crie um semi arco sobre a forma, como mostrado no exemplo.

 

 

9) Selecione a linha mais a forma e nas opções de Pathfinder aplique Divide, que vai fatiar a forma em duas partes. Delete a parte inferior.

 

 

10) Preencha esta parte restante com um Gradient preenchido com branco indo para o transparente para criar o efeito de reflexo.

 

 

11) Para concluir, aplique em um novo layer abaixo do gradiente algum símbolo ou fonte que desejar. Use também a ferramenta Flare para criar luzes de brilho nos cantos do ícone de vidro. 

 

Por Getulino Pacheco

20/06/2014

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail