Avião estilo Cartoon no Illustrator Parte 1




No Illustrator, é possível criar ilustrações com  profundidade e acabamento  suave, como se a ilustração fosse feita no Photoshop. Veja neste tutorial dividido em duas partes várias técnicas e macetes criativos no Illustrator no desenvolvimento desta ilustração.

1) Comece arrastando uma guia vertical para o centro do seu documento. Em seguida, use a ferramenta Pen sem preenchimento e crie uma forma no lado direito desta guia sem que esta ultrapasse para o lado esquerdo da guia, como a mostrada no exemplo abaixo:
2) A- Na caixa de ferramentas, use a ferramenta de retângulo com cantos arredondados e crie um retângulo na base da forma criada. 

B- Faça agora um quadrado e sobreponha o retângulo com bordas arredondadas sobre o lado  esquerdo da guia.

 C- Selecione o quadrado e o retângulo. Use a função de subtração no painel Pathfinder para aparar o lado esquerdo do retângulo.
3) Preencha a forma maior com amarelo e a menor com um tom de cinza médio.
4) Abra um novo layer e crie uma forma como a mostrada no exemplo preenchida com amarelo.
5) Em um novo layer, crie as asas usando a ferramenta de retângulo de bordas arredondadas. Faça a asa maior e a menor e as preencha com amarelo.
6) Selecione uma asa por vez e aplique em Object > Envelope Distort a opção Make with Warp. Use o estilo Arc e aplique em cada uma das asas para criar uma curvatura nelas.
7) Abra ainda mais um novo layer e crie a asa do leme. Use a ferramenta retângulo de forma arredondada e faça o  retângulo no sentido vertical. Faça um quadrado sobrepondo a base do retângulo e volte a usar a ferramenta de subtração do painel Pathfinder. Mude para ferramenta Shear, localizada na caixa de ferramentas, e clique com ela sobre a forma. Mantendo clicada, arraste a ferramenta para a direita para criar uma leve inclinação sobre ela. Providencie com que cada grupo criado fique em um layer individual. 
8) Selecione e agrupe os elementos do corpo do avião e em seguida aplique em Effect 3D a opção 3D Revolve. Isto criará o corpo do avião em 3 dimensões. No Painel 3D, gire o cubinho e posicione a forma como o exemplo. Dê Ok.
9) Agora aplique o efeito 3D no modo Extrude & Bevel na asa do leme. No painel de opções em Extrude aplique 5pt e em Bevel use a definição Rounded. Através do cubinho, rotacione a asa para que fique no mesmo sentido do corpo do avião. Dê Ok. Com a ferramenta de movimento, arraste e posicione a asa na parte traseira do corpo do avião.
10) Selecione esta asa do leme com o efeito e a arraste para dentro do painel Graphics Styles. Isto fará com que o estilo aplicado fique salvo na biblioteca para ser aplicado em elementos posteriores.
11) Agora aplique estes efeitos sobre as asas criadas nos passos 5 e 6 deste tutorial.
12) Através do painel de opções 3D, rotacione e posicione as asas sobre o corpo do avião.
13) Crie um símbolo usando as formas pré-definidas na caixa de ferramentas. Crie um círculo preenchido com azul escuro e sobreponha uma estrela preenchida com branco.
14) Em seguida, oculte a visualização e todos os layers, deixando visível só o layer da asa maior. Vá ao menu principal e em View acione o modo de visualização Outline. Com isso, você verá seu arquivo em aramado.  Criando uma cópia do símbolo criado anteriormente, aproveite o modo em aramado para posicionar os símbolos nas extremidades da asa. Volte em View e desative Outline.
15)  Agrupe e arraste as estrelas para dentro do painel Symbols.
16) Selecione a asa e na listagem do painel Appearence selecione 3D Extrude Bevel. Isto voltará a abrir o painel 3D exibindo as configurações do efeito. No painel 3D, entre em Map Art e em Surface, já na primeira visualização do mapa, é exibida a parte superior da asa. Entre em Symbols no próprio painel e aplique o símbolo salvo anteriormente. Ative no painel também o item Shade Artwork para que o mesmo sombreamento da asa também seja aplicado nos símbolos e dê Ok.
 
17) Agora em um layer ou arquivo separado crie uma elipse sem preenchimento com contorno azul escuro. Com a forma selecionada, vá em Object > Path > Offset Path. Esta função irá criar uma cópia expandida da elipse. No item Offset, quanto maior o valor aplicado maior será a expansão da elipse ao redor da original. Dê Ok e preencha a elipse do centro com o mesmo azul do contorno.
18) Arraste a forma criada para dentro do painel Symbols.
19) No painel 3D, entre em Map Art e em Surface navegue até a parte 3 e aplique a elipse salva anteriormente através do painel Symbols localizado no próprio painel. Posicione e arraste a forma sobre o mapa como demonstrado abaixo. Isto vai funcionar como um adesivo aplicado sobre a fuselagem do avião. Ative o item Shade Artwork para a forma assumir o sombreamento da forma 3D.
20) Volte a ativar a visualização de todos os outros layers.
Continue acompanhando o tutorial em sua segunda parte semana que vem.
Até!

Por Getulino Pacheco Junior
21/09/2016

0 responses on "Avião estilo Cartoon no Illustrator Parte 1"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail