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3D no Photoshop e suas aplicações criativas.

São grandes e incríveis as possibilidades de criação contidas nos recursos 3D do Photoshop. Veja neste tutorial como criar um rosto entalhado na superfície da textura de uma árvore.

1) Comece providenciando uma imagem com o tronco de uma árvore em primeiro plano bem visível, que tenha uma textura com cascas bem grossas, como esta do exemplo. E também uma imagem que tenha só a textura da árvore, como a do exemplo abaixo.

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2) Na biblioteca Cloud, escolha um modelo 3D criado no Fuse e o arraste para o arquivo. Para criar e salvar o modelo 3D em sua biblioteca, consulte o tutorial “Criar personagens 3D com o Adobe Fuse“.

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3) Use agora as ferramentas de movimentação de câmera para ampliar e posicionar o personagem 3D na cena.

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4) No Painel 3D, clique no item Lâmpada e direcione a luz sobre o personagem procurando seguir a mesma projeção de luz da imagem.

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5) Agora no Painel Properties mude a iluminação do ambiente projetada sobre o personagem. Em Replace Texture, use a imagem da paisagem de fundo que substituirá a iluminação do personagem pela mesma iluminação e temperatura do ambiente da imagem.

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6) Abra o arquivo com a imagem da textura da árvore. Em 3D, vá em New 3D Extrusion From Selected Layer e converta a imagem da textura no formato 3D Postcard.

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7) No painel Properties, salve o objeto 3D como um novo material na biblioteca em New Material.

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8) Volte para o arquivo do personagem 3D e no Painel 3D clique sobre o ícone Material. Na lista que surge no painel abaixo selecione Bodymat que se refere ao preenchimento da textura pele do corpo.

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9) Uma vez selecionado o material no Painel 3D, vá ao painel Properties, abra a biblioteca de materiais e clique sobre o material salvo anteriormente para que seja aplicado no personagem.

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10) Ainda no Painel Properties, clique sobre o ícone Difuse > Edit UV Properties e em Scale ajuste o tamanho da textura sobre a superfície do rosto do personagem através dos sliders.

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11) Use a ferramenta de seleção retangular e selecione uma área próxima em volta da cabeça do personagem. Em seguida, clique sobre o ícone Render e espere a renderização, que pode levar algum tempo dependendo do tamanho da sua imagem.

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12) Após ter concluído o Render, rasterize o personagem 3D e crie no Layer uma máscara de opacidade. Edite a máscara para fazer a mesclagem do rosto com a textura da árvore

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13) Para concluir, faça uma cópia da imagem de fundo e achate os demais Layers. Em seguida, faça uma seleção em volta do tronco com o rosto e crie uma outra máscara de opacidade. Inverta a seleção e aplique um Gaussian Blur para fazer um desfoque de profundidade sobre a imagem de fundo.

Por Getulino Pacheco Junior

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