Entrevista com Rafaella Tuma, por Alexandre Keese

Rafaella Tuma é uma artista de um talento único. A ilustradora desenvolve trabalhos fantásticos tendo como aliado o Photoshop há mais de 10 anos, atuando hoje especialmente com pinturas digitais. Em sua caminhada, paciência e persistência foram fundamentais para alcançar o amadurecimento e o sucesso.  A Rafa, palestrante do Photoshop Conference, é a entrevistada de hoje do projeto Muito Prazer. 

Qual a sua história com o Photoshop?

Já tive a fase “sobrinha” que pegava trabalhos (desenhos, logo, cartão de visita) de pessoas próximas, mesmo sem ter quase nada de conhecimento. Fui para a fase universitária, quando cursava design gráfico. Em seguida, a fase designer de marcas, depois designer de interface. E, atualmente, atuo como ilustradora, faço pinturas digitais.

O Photoshop me acompanha (ou eu acompanho ele? rs) há mais de 10 anos por todas essas fases, e agora mais do que nunca é meu principal software de trabalho.

Qual sua ferramenta ou técnica preferida?

Ferramenta: Eu AMO a opção (até meio recente) da simetria. Tanto a simetria vertical, radical e mandala. Facilita muito minha vida, uso quase em todas as composições.

Técnica: Adoro a técnica de pintar frame a frame de uma animação dentro do Photoshop com os pincéis personalizados.

Uma dica para quem está começando:

Tenha consciência que a carreira de artista digital não é diferente das outras profissões clássicas, no sentido de que, para ter uma carreira consolidada, bons projetos, bons clientes, contatos, portfólio, reconhecimento… DEMORA. Pode levar muitos anos e está tudo bem, porque isso é normal. Tenha paciência, estude muito e não desanime, pois é uma área muito próspera.

O projeto Muito Prazer, iniciativa do instrutor Alexandre Keese para mostrar e celebrar os talentos brasileiros em edição de imagens, fotografia, ilustração, design e tudo que faz parte do nosso mundo com o Photoshop e todos os aplicativos da Adobe Creative Cloud.

Fique ligado nossos próximos entrevistados e, se você tiver indicações, fala com a gente!

Siga a Rafaella Tuma:

Behance: https://www.behance.net/rafaellatuma
Instagram: https://www.instagram.com/rafaellatuma

26/06/2020

0 responses on "Entrevista com Rafaella Tuma, por Alexandre Keese"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?