PhotoPro Entrevista Sandro Sampaio

O PhotoPro entrevista hoje Sandro Sampaio, supervisor da área de tratamento da Kado Digital Art, empresa conceituada no ramo de imagens para Moda, Publicidade e CGI em Florianópolis, que atende clientes no Brasil inteiro.

Sandro dá cursos de Photoshop há 12 anos. "Gosto muito de ensinar. Meus alunos não só aprendem a usar o software como também a essência de como funciona a captura, leitura da luz e cor, para usar o software como um auxiliar e não uma ferramenta principal para o seu trabalho. Gosto de mostrar uma visão ampla do mercado, como se comportar como um profissional e diferenciar no meio de tantos".

 

 

O profissional destaca também a importância do PhotoPro em sua formação: "Sou admirador do Grupo PhotoPro, acompanho o trabalho de todos. Tenho muitos DVDs, mas nunca tinha participado de um workshop com o Alexandre até este ano. Percebi que ele também é um praticante do amor pelo ensino e me identifiquei mais ainda". Confira a entrevista e trabalhos de Sandro Sampaio com a Kado:

1 – Como e quando você se interessou e começou a trabalhar na área de edição de imagens e fotografia?

Iniciei em 1996 no Estúdio de Foto Eleonora (RS). Fui disputar uma vaga com vários candidatos e era o único sem experiência no mercado, fazia um curso de Corel. Depois da apresentação do funcionário falando do tal Adobe Photoshop 3, que fazia esse trabalho, achei aquilo coisa de cinema! Poder mexer nas fotos, trocar fundos. Quando fui embora, cheguei no ponto de ônibus e pensei: quero esse emprego. Voltei e conversei com o proprietário da loja e falei a verdade: não tinha ideia de como fazia aquilo, mas queria aprender e estava disposto a trabalhar sem remuneração. Ele gostou da minha sinceridade e contratou. No início, era sem muito compromisso, mas logo comecei a estudar e me dedicar muito. Em dois anos, dei minhas primeiras aulas de Photoshop. Logo, fui para Foz do Iguaçu, onde fiquei dois anos, e recebi proposta para vir a Florianópolis.

 

 

2 – Quais os principais cuidados que você toma quando produz seus projetos?

Geralmente, quando recebo as imagens em RAW, gosto de fazer uma revelação super criteriosa, organização e fluxo de trabalho, desde os arquivos até os nomes nas layers e estrutura de camadas, deixando a foto muito equilibrada. Nunca revelo a imagem próxima da referência do cliente, costumo deixá-la mais neutra e depois no Photoshop eu faço tudo, assim eu tenho o controle total da imagem, pois acontece do cliente mudar no meio do processo uma tonalidade ou uma iluminação, assim não perco retoques importantes como o Liquify.

Faço muita pesquisa, assino sites de conteúdo didático e participo de vários grupos ligados à arte, fotografia e tratamento de imagem. Busco muitas referências e procuro me atualizar sempre.

 

 

3 – Quais são os recursos ou ferramentas que são imprescindíveis na sua rotina de trabalho?

Lightroom, Bridge e Photoshop desde as suas primeiras versões. Monitor Eizo e Intuos 5 média. De forma geral: Tenho toda uma organização de camadas! As ferramentas que gosto: Healing Brush, Brush Tool, Pen Tool, Spot Healing Brush, Clone Stamp e muitos atalhos que facilitam minha vida; Smart Object, muitos blends de camadas! 

4 – Como você analisa o mercado atual, principalmente na região em que você trabalha?

Promissor, pois a demanda cresce cada vez mais, juntamente com a exigência de bons profissionais. Um mercado que hoje procura acima de tudo a confiança em seus fornecedores, e muito competitivo com relação a prazo e qualidade dos trabalhos. Eu conheço o mercado do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, sempre tem trabalho. Na parte de aula, esta ótimo. Mesmo quem não conhece a área, já começa buscando o conhecimento por si próprio.

 

 

5 – Você é instrutor de fotografia. Quais são as principais dicas que você dá quem está iniciando nesse ramo?

Hoje eu recomendo ao aluno ver a amplitude dos processos e as exigências do mercado, desde fazer um bom atendimento e orçamento correto até as etapas finais e entrega do trabalho. Além disso, ler, estudar e buscar muitas referências, existem muitos profissionais excelentes que podem nos inspirar. Estudo tem que ser constante, todos os dias aprendemos muito, sempre existe uma maneira melhor de você fazer algo.

Confira o portfólio de Sandro Sampaio: http://con6949.wix.com/portifolio

Site da Kado: http://www.kado.art.br/antigo/

Site Sandro Sampaio: http://www.sandrosampaio.com.br

30/04/2015

0 responses on "PhotoPro Entrevista Sandro Sampaio"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?