Miniatura e fotografia se misturam em imagens impressionantes

 

O americano Michael Paul Smith apresenta em seu site uma coleção incrível de fotos antigas. São carros e edifícios antigos, com imagens que remetem aos Estados Unidos de meados do século XX. Porém, quando você observa mais de perto, percebe que as imagens não são apenas simples fotos, e sim uma mistura incrível de paisagem real, fotografia e miniaturas.

 

 

 

A recriação do cenário montado por Smith é feita em cima de uma mesa. Os pequenos objetos são dispostos pela mesa, se confundindo com o fundo – céu, postes e árvores – no momento em que a foto é clicada. O artista se baseia em cenas fictícias com as miniaturas que remetem às décadas de 50 e 60: foi a era da chegada da televisão, que apresentou aos americanos a ficção científica e a apresentação de um futuro imaginado e todo tecnológico.

 

 

 

O artista há décadas coleciona os carros em miniaturas. São modelos que passam por toda a história automobilística do século XX, sendo possível ver como a identidade dos carros também se transformou ao longo que os anos foram passando. Quando chegou em um ponto com uma quantidade gigantesca de carros, Michael Paul Smith começou a fotografar para que pudesse documentar toda a sua coleção. Assim que a ideia teve início.

 

Com uma cidade composta para vários edifícios em escala, como shopping, cinema e posto de gasolina, Michael cria vários conjuntos diferentes, inserindo e misturando os carros em miniatura ao ar livre, uma mescla do antigo e do novo, do real e do irreal. Há uma estação de trem e até um supermercado entre os objetos. O projeto deu tão certo que atraiu mais de 20 milhões de views no site do artista desde janeiro do ano de 2010, impressionando até mesmo o criador, que por um bom tempo havia pensado em não mostrar as fotos a ninguém, pensando tratar-se apenas de um hobby comum.

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma ilusão que engana, impressiona e encanta quem admira o trabalho do artista, além da nostalgia de quem viveu o período. Um médico que trata pacientes com Alzheimer chegou a usar as fotos de Smith, gerando um longo e positivo diálogo entre paciente e médico. Confira algumas dessas imagens. Outros cenários podem ser vistos no site do artista: http://elginpark.smugmug.com.

Fonte: http://blog.flickr.net/en/2013/10/04/crafting-scenes-of-iconic-americana

10/08/2016

0 responses on "Miniatura e fotografia se misturam em imagens impressionantes"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail