Entrevista com os irmãos Furia

Furia Creative Retouch, esse foi o nome da primeira palestra dos irmãos João Carlos Furia e Luiz Paulo Furia no Photoshop Conference. Palestra que contou com talento de sobra, pois os irmãos já ganharam diversos prêmios internacionais de publicidade, inclusive o Grand Prix de Cannes. Veja a seguir a entrevista exclusiva dos irmãos para o Grupo Photopro TV.

PhotoPro TV – Qual a importância do Photoshop Conference 2011 para o mercado gráfico e publicitário?

Luiz – O evento é uma forma de poder se encontrar com outras pessoas, ter contatos. E também de ver outras possibilidades na criação de imagens. Aqui, apresentamos imagens inéditas para a maioria do público.

João – O evento também permite que o público aproveite e se atualize. O Photoshop Conference, pelo que vimos, está completo e diversificado. Tem bastante gente que está começando e tem interesse, e é bom também para as pessoas mostrarem suas caras – não ficar só se conhecendo por e-mail e site. Podemos saber como é essa pessoa e seu modo de pensar, de se inspirar.

PhotoPro TV – Quais aplicativos vocês usam no seu trabalho que se integram com o Photoshop? 

Joao -É quase imprescindível dominar um software 3d, pois há momentos em que precisamos fabricar objetos do nada, sem nenhuma fonte para fazer isso. Há softwares que conversam melhor com o Photoshop, pois são voltados para mídia impressa, já outros são voltados para animação. Mas trabalhar com um software 3D é fundamental.

PhotoPro TV – É possível prever o quanto um trabalho terá de pre e de pós-produção?

Luiz – Isso é difícil. Depende de verba para o trabalho. Por exemplo, um cliente pode não ter dinheiro para o fundo da imagem, então é preciso buscar em um banco de imagens, focando mais tempo em pré-produção. Depende de cada caso.

PhotoPro TV – Como o Photoshop está integrado em seu trabalho?

Luiz – Quase todo o trabalho é baseado no Photoshop, ou quase todo, exceto as partes em 3D e coisas técnicas como revelação de arquivos Raws. Mas, basicamente é tudo em cima do Photoshop.

João – E, na pré-produção, temos a parte de consultoria, de explicar como um fotógrafo deve entregar a imagem. Boa parte da contribuição é até mais conceitual. 

Luiz – E tem a parte de pesquisa, na qual entra a internet. Buscamos entender o que  o cliente quer. No caso de uma imagem de um aeroporto, pesquisamos como são os aeroportos, como eles se apresentam nas imagens.

PhotoPro TV – O que vocês priorizam ao criar uma imagem?

Luiz – Depende da proposta, mas nosso trabalho, em geral, envolve a criação de imagens mais difíceis de resolver. Mas sem deixar nada fantasioso, queremos distância do exagerado, que a gente vê muito em trabalhos de Photoshop por aí.

PhotoPro TV – Em relação ao mercado de Photoshop, ele está muito concorrido?

Luiz- Um pouco concorrido. Está mais difícil para as pequenas agências, até porque o Photoshop facilitou a vida de todo mundo. Está tudo mais rápido, há mais soluções. O pessoal consegue resolver tudo já dentro da agência mesmo.

PhotoPro TV – E neste cenário, como um profissional de Photoshop pode se destacar?

João – A pessoa tem que se destacar pela qualidade mesmo. Você deve entregar um produto bom, não interessa o marketing e preço cobrado. Depende do quanto o seu serviço se torna imprescindível, tem que ter o seu diferencial, pois quem faz o Photoshop é a pessoa. O aplicativo é só a ferramenta. A ferramenta, todas vão ter a mesma, tem que correr atrás de formação, isso inclui ilustração, foto, 3D, para poder acrescentar, trabalhar com criação, direção de arte, mostrar porque você é necessário.

Luiz – E não é só conhecimento técnico, mas aprimorar o seu olhar.

30/04/2015

0 responses on "Entrevista com os irmãos Furia"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail