PhotoPro Cursos Online

A História do Photoshop – 29 anos de sucesso! (PARTE 1)

Photoshop chega ao seu 29º ano de sucesso sendo referência no mercado em que atua!

 

Hoje, 19 de Fevereiro, o Photoshop completa 29 anos. Desde 1990, traça uma história de sucesso junto a Adobe, trazendo a cada versão novas ferramentas e possibilidades que fazem dele referência no mercado.

Mas se você acha que o Photoshop foi sempre carregado de funcionalidades, esta enganado. Ele foi se adaptando as necessidades do mercado, chegando ao sucesso de hoje.

Vamos ver juntos um pouco dessa história?

 

O início!

john_thomas_knoll
JOHN E THOMAS KNOLL – CRIADORES DO PHOTOSHOP

 

Em 1987, Thomas Knoll, trabalhando em sua tese de doutorado na Universidade de Michigan desenvolveu um código para seu Macintosh que possibilitava exibir variações de cinza num monitor monocromático. O programa batizado com o nome Display foi deixado de lado, já que não estava diretamente relacionado ao seu trabalho.

Em 1988, seu irmão John percebeu o potencial do projeto e incentivou Thomas a desenvolve-lo até torná-lo um programa de edição de imagens. Naquele mesmo ano, o programa foi rebatizado de ImagePro, e logo depois, PhotoShop.

Ainda em 1988, John viajou ao Vale do Silício, onde apresentou seu projeto aos engenheiros da Apple e a Russel Brown, diretor de arte da Adobe. Em setembro daquele ano, a Adobe adquiriu os direitos do Photoshop.

 

A primeira versão Adobe!

TELA DE ABERTURA DA VERSÃO 1.0 DO PHOTOSHOP

 

A versão 1.0 do Photoshop foi lançada pela Adobe em 1990. O programa era destinado como ferramenta de edição de imagens de scanners.

O Photoshop da Adobe foi oficialmente lançado após alguns meses de desenvolvimento, em 19 de fevereiro de 1990, apenas para Macintosh. A Adobe fez seu lançamento acreditando em um retorno futuro. Como sabemos, o Photoshop tornou-se referencia em seu segmento.

 

Caminhando rumo ao sucesso!

TELA DE ABERTURA DO PHOTOSHOP 3.0

 

A partir de sua terceira versão, começaram a surgir algumas novidades novidades como os demarcadores e a caneta, além do suporte a cores CMYK e a arquivos 16-bits.

A grande novidade do Photoshop 3.0 foram as camadas, que mudaram o modo de editar digitalmente. As paletas em abas também foram uma grande novidade.

 

A chegada do Adobe Camera Raw

A CHEGADA DO ACR AO PHOTOSHOP

 

O Adobe Camera Raw foi lançado na versão 7.0 do Photoshop como um item opcional: um plugin desenvolvido por Thomas Knoll que lê formatos de ficheiros RAW, comum em máquinas fotográficas profissionais. Surgiram também o pincel de recuperação e pincéis personalizáveis.

Quer saber mais sobre essa história? Confira AMANHÃ aqui no PhotoPro!

Enquanto isso, aproveite para garantir sua vaga para o Photoshop Conference. Acesse agora nosso site e inscreva-se!

capagrupo01

 

 

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail