5 Novidades do Photoshop CC – Novembro 2015

No dia 30 de novembro de 2015, a Adobe lançou mais novidades para alguns aplicativos, como Photoshop, Illustrator e InDesign. Confira algumas delas!

 

1. Nova Interface: Spectrum 

 

A primeira novidade, visível logo ao abrir o aplicativo, está na aparência: o novo Layout chamado Spectrum traz uma aparência mais moderna, totalmente neutra e escura, interessante para trabalhar com imagens. A nova aparência também está presente em todas as caixas de diálogo do Photoshop, mesmo comandos ou efeitos.

 

photoshop_cc_2015_nov_08

 

Porém, se você não gostou dessa nova interface, basta pressionar os atalhos SHIFT + F2 para clarear, ou SHIFT + F1 para escurecer.

 

photoshop_cc_2015_nov_05

Quatro opções de interface: lembrando que essas cores estarão presentes em todas as caixas de diálogo do Photoshop. Qual você prefere?

 

 

 

2. Nova janela de boas-vindas: 

 

Outro novo recurso também já perceptível ao abri-lo é a janela de arquivos recentes, tanto na opção de lista ou de miniaturas, o que agiliza bastante nosso fluxo de trabalho:

 

 

photoshop_cc_2015_nov_01

Novo layout ao abrir o Photoshop sem nenhum arquivo

 

photoshop_cc_2015_nov_02

 

 

 

3. Barra de Ferramentas redesenhada e personalizável

 

 

photoshop_cc_2015_nov_04

Evolução das ferramentas do Photoshop – destaque para a ferramenta MOVER, que perde a setinha.

 

 

 

Além de redesenhada, a nova barra de ferramentas traz a opção de ser personalizada: podemos ocultar ferramentas que não utilizamos, ou mesmo alternar a ordem e os grupos. Eu, particularmente, deixei o Healing Brush em primeira opção, invertendo com o Spot Healing, pois o utilizo com mais frequência. E também ocultei as seleções de linha por nunca utilizá-las. Nesta mesma opção de configurações podemos criar e importar presets personalizáveis, por exemplo, criando barras diferentes para cada atividade, com as ferramentas mais utilizadas.

 

 

photoshop_cc_2015_nov_06

 

photoshop_cc_2015_nov_07

 

 

 

4. Oil Paint de volta! 

 

Com o lançamento do Photoshop CC, muitas pessoas me perguntaram: Onde está o Filtro Oil Paint? Pois é, infelizmente este filtro não estava mais presente, mas, felizmente, ele está de volta! E agora não mais como um plugin, mas como filtro integrante do Photoshop. Para acessar o filtro, vá em Filter > Stylize > Oil Paint. E ele também pode ser aplicado em um objeto inteligente!
photoshop_cc_2015_nov_09

 

photoshop_cc_2015_nov_10

 

Obs.: Se seu filtro estiver desativado, veja aqui um tutorial de como ativar o Filtro Oil Paint no Photoshop CC.

 

 

5. Melhorias no recurso de texto 

 

Todos que trabalham constantemente com texto vão gostar desta melhoria: no painel de fontes, podemos agora filtrá-las de diversas maneiras. Uma delas é através de seu tipo. Podemos filtrar entre fontes com ou sem serifa, fontes manuscritas, entre outras. Essa organização agiliza bastante na hora de criar, dependendo do tipo de trabalho! Além disso, também podemos destacar fontes como Favoritas, ou mesmo ver fontes Similares da que estiver ativada.

 

 

photoshop_cc_2015_nov_11

 

photoshop_cc_2015_nov_12

 

 

E aí, o que achou das novidades? Fique de olho no Grupo PhotoPro porque tem muito mais!

 

Comente quais novidades mais curtiu!

 

Um grande abraço

 

Erica Dal Bello

3 responses on "5 Novidades do Photoshop CC - Novembro 2015"

  1. No blending Options algumas styles podem ser duplicados, porém não lembro se na versão anterior podia fazer isso?

  2. No meu não apareceu estas atualizações…. :/

  3. Além dos novos recursos há também um problema que eu encontrei. As máscaras criadas nessa nova versão, com o efeito feather das propriedades da máscara não são visualizadas no Illustrator e Indesign. A imagem só é exibida nesses programas sem o efeito. Como resolver esse problema?

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail