19 de agosto: dia mundial da fotografia!

Este domingo, 19 de agosto, foi o dia mundial da fotografia! Isso porque há 173 anos, em 1839, a Academia de Ciências e Belas Artes de Paris tornou a invenção do daguerreótipo acessível ao público (como diríamos hoje, tornou-se uma tecnologia open source), como um presente do Estado francês para todo o mundo.

Dia mundial da fotografia: 19 de Agosto

Uma história obscura

Para compreender a história dessa invenção, é preciso voltar para as primeiras experiências de captação de imagens com a luz. Na Renascença, há muitas referências e citações do uso de uma câmara obscura, ou câmara escura, que é uma caixa vedada por todos os seus lados, de modo que a luz só consiga entrar dentro dela por meio de um pequeno orifício em um de seus lados. Ao apontar a caixa para um objeto, a luz refletida dele se projeta para dentro da caixa e se projeta no lado oposto ao do orifício. Seu principal uso na época era o estudo da perspectiva na pintura.

 

Dia mundial da fotografia, história da fotografia, primeira fotografia, dica de fotografia, curiosidades da fotografia, dia da fotografia, dia do fotógrafo, dia do fotografo

 

 

Legenda: Ilustração renascentista de um quarto com orifício servindo de câmera escura

Fotossensibilidade

Mas ainda era preciso um substrato para registrar permanentemente a imagem revertida do objeto. Era necessário um material que reagisse com muita rapidez ao contato com a luz. E um dos principais materiais para isso são os sais de prata, que se enegrecem ao serem expostos à luz. Em 1777, o químico Karl Wilhelm Schele desenhou sobre vidro e colocou o desenho sobre um pedaço de papel com sais de prata à luz do sol, resultando em um imagem em negativo do desenho. Já em 1802, Thomas Wedgwood conseguiu imprimir silhuetas de folhas e vegetais sobre couro, o problema é que ele não conseguia fixar as imagens, pois a prata continuava fotossensível. Uma vez retirado o substrato da câmara obscura, a luz continuava senssibilizando a prata, tornando a imagem totalmente enegrecida.

Heliografia

Nicéphore Nièpce, nascido em 1765, em Chálon-sur-Saône, ele pensa em fazer uma carreira religiosa, mas acaba entrando no exército revolucionário francês. Após sua carreira militar, ele volta para sua terra natal e se dedica às invenções, como o “pyréolophore”, um motor à explosão criado com seu irmão Claude.

Em 1816 começam as primeiras pesquisas ditas “heliográficas” de Nièpce. Um primeiro resultado é obtido com o uso de betume de judeia, um verniz usado na técnica da água-forte, uma modalidade de gravura. Ele tenta imprimir chapas metálicas com esse betume na câmara obscura. Uma imagem que resultou dessa experiência é uma “heliografia” da vista de sua janela, realizada em 1826.

 

Dia mundial da fotografia, história da fotografia, primeira fotografia, dica de fotografia, curiosidades da fotografia, dia da fotografia, dia do fotógrafo, dia do fotografo

 

Legenda: Primeira fotografia permanente do mundo, mostrando a vista da janela de Nicéphore Nièpce

A sociedade Nièpce-Daguerre

Em 1829, Nièpce quer comercializar sua descoberta e aprimorar suas técnicas, e para isso ele se associa com Louis Jacques Mandé Daguerre, que também trabalhava com a câmera escura, mas para uso em pintura. A sociedade não rendeu muitos resultados e, em 1833, Nièpce faleceu. Daguerre continuou as experiências de Nièpce, mas ao invés de focar em um processo litográfico com betume e chapas metálicas, decidiu experimentar o uso de sais de prata. Mas ainda havia o problema da fixação da imagem.

No armário

Conta-se que uma vez Daguerre esqueceu uma placa subexposta dentro de um armário na qual havia um termômetro que se quebrou. Ao abrir o armário, percebeu que a placa tinha uma imagem impressa nela. Logo descobriu que o motivo disso era o mercúrio do termômetro quebrado. A partir desse processo, ele desenvolveu o daguerreótipo, que permitia imagens fixas e nítidas.

 

Dia mundial da fotografia, história da fotografia, primeira fotografia, dica de fotografia, curiosidades da fotografia, dia da fotografia, dia do fotógrafo, dia do fotografo

 

Legenda: De acordo com Daguerre, a imagem acima é o primeiro daguerreótipo bem-sucedido.

O processo do daguerreótipo envolvia então o uso de uma chapa metálica fotossensível em uma câmera escura, e era realizada a exposição dessa chapa à luz por cerca de meia hora. Após a exposição o iodeto de prata na chapa devia se converter em prata para tornar a imagem visível. Aí entrava o mercúrio. E para fixar a imagem, Daguerre submetia a placa a um banho fixador, na qual usava cloreto de sódio, ou sal de cozinha.

O direito autoral desse processo foi vendido por Daguerre para o Estado francês em troca de uma pensão vitalícia. A descoberta e o processo do daguerreótipo são anunciados pela Academia de Ciências e Belas Artes de Paris em 7 de janeiro de 1839 e a técnica é disponibilizada ao público… no dia mundial da fotografia, 19 de agosto.

E 173 anos depois, o Grupo PhotoPro deseja a todos os fotógrafos amadores e profissionais muitos parabéns por esse dia tão especial!

Curtiu conhecer qual é o Dia Mundial da Fotografia? Aproveite e confira dicas de fotografia com os tutoriais da Erica Dal Bello!

 

 

Fontes:  

0 responses on "19 de agosto: dia mundial da fotografia!"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail