PhotoPro Cursos Online

Vetorizando uma imagem usando o efeito Mosaic do Illustrator

 

Um efeito simples, mas bastante interessante, pode ser aplicado em uma imagem no Illustrator ao vetorizar através do processo Creat Object Mosaic. Trata-se de um filtro que vetoriza uma imagem em diversos quadradinhos que podem ser ajustados tanto em quantidade quanto em tamanho. Veja neste tutorial um exemplo de sua aplicação.

1) Comece providenciando uma imagem como esta baixada no site Fotolia ref: 49642707. No Photoshop, dê um corte na imagem para que ela fique no formato quadrado e salve no formato .PSD ou .JPG.

2) No Illustrator, através de Place, abra a imagem em um novo arquivo. No menu principal do Illustrator, clique em Embed para inserir a imagem no arquivo. Em um novo layer, abaixo da imagem, crie um quadrado preenchido com preto com a mesma dimensão do quadrado da imagem.

3) Trave o layer com o quadrado preto e, em seguida, selecione a imagem no layer acima. Vá em View e clique Hide Show Edges. Depois, vá em Object e ative Creat Object Mosaic. Em Number of Tiles, coloque valores iguais tanto em Width quanto em Height. Quanto maior o valor, maior será a quantidade de quadradinhos aplicados no efeito. Em Tile Spacing, aplique 1pt em Width e Height. Ative a opção Delete Raster e dê Ok.

4) O resultado vai ser a imagem vetorizada convertida em vários quadradinhos.

5) Os quadradinhos podem também serem convertidos em pontos. Vá em Effect > Stylize e ative a opção Round Corners, aplique 10 pt em Radius e os quadradinhos serão convertidos em pontos. 

 

Por Getulino Pacheco

01/08/2014

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail