O que é a velocidade na fotografia?

Anteriormente, falamos sobre o que é o diafragma na fotografia. Hoje vamos falar de mais um fator importante para fazer uma foto: o tempo de exposição, ou velocidade do obturador.

O obturador nada mais é que uma cortina dentro da câmera, que abre e fecha para a luz chegar ao sensor (ou filme). Quanto mais tempo aberto, mais luz entrará, e mais clara será a foto. Por outro lado, quanto menos tempo, menos luz.


O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.

 

Na maior parte do tempo, usaremos frações de segundos. Sem sustentação (um tripé por exemplo), apenas um segundo com o obturador aberto pode ser o suficiente para a foto ficar tremida e/ou borrada. É importante lembrar que as câmeras não mostram a fração como 1/500, e sim apenas o 500. Quando for um segundo inteiro, ela mostrará o valor do segundo com um sinal de apóstrofo ( ‘ ).

 

Frações de segundos em relação a um segundo inteiro:

  • 60 = 60/1
  • 125 = 125/1
  • 2′ = 2 segundos

 

Por exemplo, vamos comparar 1/50 e 1/500:

 

• 1/50 = Tempo maior com o obturador aberto = menor a velocidade = mais luz
• 1/500 = Tempo menor com o obturador aberto = maior a velocidade = menos luz

 

 

 

O tempo de exposição não define apenas a quantidade de luz que entra no sensor, mas também é responsável por congelar ou borrar objetos em alta velocidade. Para fotografar um carro de Fórmula 1, por exemplo, é necessário uma velocidade rápida, como 1/4000, 1/3000 ou 1/2000.

 

Por outro lado, caso a intenção seja borrar algo em movimento, como cachoeiras, então é necessário fazer uma longa exposição, para pegar o movimento da água, gerando o efeito ‘ véu de noiva‘:

 

Primeira foto com velocidade 1/160,  e a segunda com 1/4

Observe as duas fotos abaixo. Na primeira, com a velocidade rápida, o movimento do músico foi congelado. Na segunda, ao utilizar uma velocidade mais baixa, o movimento fica borrado:

 

Velocidade rápida: congela o movimento

 

Velocidade lenta: borra o que estiver em movimento

Quando usar velocidades rápidas? Usaremos velocidades rápidas quando desejarmos congelar objetos ou pessoas em movimento. Por exemplo, ao fotografar crianças, é essencial usar velocidades rápidas para congelar seus passos e movimentos (pois estão sempre correndo e/ou brincando).

 

 

 

Um dia de ventania: para congelar as folhas das palmeiras, utilizei velocidade 1/640.

 

 


Fotos com pessoas pulando, para pegá-las no ar, a dica é usar velocidades mais rápidas que 1/300 (1/500, 1/640, 1/800, 1/1600, 1/2000).

 

 

1/300

 

 

 

1/500

 

 

Na foto abaixo, da moça fazendo embaixadinhas, foi usada uma velocidade 1/40 (lenta), então, os movimentos dos pés e das mãos ficaram borradas:

 

 

Foto feita com velocidade 1/40, não foi o ideal.

 

 


Já na foto abaixo, do menino brincando com a bola, a velocidade 1/800 proporcionou congelar bem o momento:

Foto feita com velocidade 1/800

 

Porém, a velocidade lenta também pode ser interessante em alguns casos, como ao fotografar longas exposições. Utilizando um tripé e a velocidade de 15 segundos, conseguimos esse efeito de Light Painting em ruas e rodovias:

 

 

15 segundos com o obturador aberto

 

 

Outra vantagem das baixas velocidades, são efeitos nas nuvens, que geram um desenho interessante em virtude do movimento:

4 segundos de exposição

A baixa velocidade também é muito usada para o conhecido efeito véu de noiva, onde a baixa velocidade possibilita esse desenho nas quedas de águas e cachoeiras:

 

 Observe como a velocidade pode mudar a mesma cena:
 

Curtiu? Não se esqueça de clicar no like aí embaixo!

Confira nossas outras dicas de fotografia gratuitas!

Quer seguir carreira profissional com fotografia? Conheça nossos cursos de fotografia, super didáticos e práticos!

photopro-fotografia

Grande abraço!

Erica DalBello

 

17/08/2015

0 responses on "O que é a velocidade na fotografia?"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail