Entrevista com João Cavalcante, por Alexandre Keese

Confira a trajetória, opiniões e dicas de João Cavalcante


Das brincadeiras com amigos a um profissional referência em seu campo de atuação, João Cavalcante sempre foi um apaixonado pelo Photoshop. Seus projetos fantásticos vieram de um intenso processo de estudo e prática, com a determinação de sempre extrair o máximo do aplicativo.

João é meu primeiro entrevistado no projeto Muito Prazer, que vai celebrar o talento dos profissionais brasileiros do mercado de edição de imagens. O artista, que já foi o campeão do Adrenalina Pura e palestrou no Photoshop Conference, conta como “conheceu” o Photoshop, sua trajetória e oferece conselhos fundamentais para quem está iniciando sua jornada neste mundo do retoque criativo.

Qual a sua história com o Photoshop?
Foi na minha adolescência, na versão 7.0 do Photoshop. Uns amigos faziam pequenas manipulações, brincadeiras com amigos e outros faziam logos de banda, ilustrações, etc. Desde aquela época eu achava incrível a versatilidade do Photoshop e de alguma forma queria tirar tudo dele, mesmo não fazendo ideia onde eu estava indo. Poucos anos depois eu já entrava no mercado de trabalho publicitário de São Paulo como Diretor de Arte. Até recentemente, quanto optei por voar solo no Retoque Criativo / Manipulação de Imagens.

Qual sua ferramenta ou técnica preferida?
Eu sempre amei Curves, e ultimamente venho dividindo a preferência com o Selective Color. Não sei dizer qual o melhor, pois cada um tem um papel diferente. Mas ambos combinados tornam-se invencíveis. 

Qual sua dica para quem está começando?
Estude, estude, estude. Mesmo não estando inspirado, se coloque à disposição a praticar uma pequena coisa por dia e faça isso ser leve pra você. Evite comparar seu trabalho com o de outras pessoas. No começo de carreira, isso pode acabar te frustrando um pouco, mesmo porque você não sabe quantos anos essa pessoa levou da vida pra chegar naquele resultado. Tenha grandes ambições e metas pequenas. Sempre termine o que você começar. Peça feedbacks. Observe o mundo e nunca tenha medo/preguiça da folha em branco. Descanse e repita.

Essa foi a estreia do projeto Muito Prazer, iniciativa do instrutor Alexandre Keese para mostrar e celebrar os talentos brasileiros em edição de imagens, fotografia, ilustração, design e tudo que faz parte do nosso mundo com o Photoshop e todos os aplicativos da Adobe Creative Cloud. Fique ligado nossos próximos entrevistados e, se você tiver indicações, fala com a gente!

 

João Cavalcante e milhares de profissionais pelo país viveram no Photoshop Conference um momento de transformação em suas carreiras. Você também pode absorver essa experiência. Faça agora a sua inscrição para participar do maior evento de Photoshop da América Latina e passar por três dias intensos e inesquecíveis. Saiba mais em: Photoshop Conference 2020!

Siga João Cavalcante nas redes sociais:

Instagram : https://www.instagram.com/joaocavalcante.psd/
Behance : https://www.behance.net/joaocavalcante

30/04/2020

0 responses on "Entrevista com João Cavalcante, por Alexandre Keese"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail