Entrevista com Hugo Ceneviva, por Alexandre Keese

Confira a trajetória, opiniões e dicas de Hugo Ceneviva

O projeto Muito Prazer recebe hoje todo o talento de Hugo Ceneviva, único retoucher brasileiro no time da Apple. Este profissional fantástico conta sua trajetória com o Photoshop, as ferramentas que ama e como consegue inspiração.

Aproveitamos para contar que Hugo será um dos palestrantes do Photoshop Conference Digital, que ocorre no mês de setembro. Se você não garantiu ainda sua vaga, aproveite o quanto antes! Enquanto isso, leia a entrevista com esse mega profissional.

Qual a sua história com o Photoshop?
Eu sempre fui criativo, maluco e nunca ficava parado. Fiz faculdade de Publicidade e me apaixonei pela ideia de criar as minhas próprias imagens.

Evolui muito estudando demais e após alguns anos consegui meu emprego fora do Brasil. Desde então, venho trabalhando com pós-produção nos Estados Unidos e hoje em dia sou o único retoucher brasileiro no time da Apple.

Nunca ganhei nenhum dinheiro na vida que não fosse com Photoshop, ele faz parte da minha vida e parte da minha história. Sou usuário há mais de 10 anos e não consigo me ver fazendo outra coisa.

Uma curiosidade: fiz o curso do Alê há 15 anos e esse ano vamos dividir o mesmo palco! Até hoje tenho o livro dele guardado comigo. 

Qual sua ferramenta ou técnica preferida?
Dodge and Burn! Eu amo porque me permite brincar com luz e sombra para deixar minhas imagens mais “soft” e às vezes corrigir como a luz afeta as minhas imagens. Também amo o Apply Image, pois me permite fazer máscaras super complexas com apenas um clique, e me permite criar moods legais afetando as sombras e meus highlights.

Eu uso essas ferramentas basicamente em todos os meus arquivos, elas estão presentes em todos os meus trabalhos.

Qual a dica que você dá para quem está começando?
Descubra se isso é realmente a sua paixão, pois você vai precisar se dedicar muito. Estude fotografia e arte tradicional. Eu sempre me inspiro vendo filmes, séries ou qualquer coisa que tem um visual legal, também amo viajar e ficar perto da natureza para enriquecer a minha biblioteca de ideias.

O que me motiva é sempre pensar que meu próximo trabalho vai ser o meu melhor, sempre busco puxar meu nível e fazer coisas novas e tentar algo diferente. Acredito na diversidade criativa e aplico isso no meu trabalho como retoucher, sempre tentando algo diferente e algo que eu nunca fiz antes, isso me força a usar recursos diferentes e tentar sempre ser criativo.

O projeto Muito Prazer, iniciativa do instrutor Alexandre Keese para mostrar e celebrar os talentos brasileiros em edição de imagens, fotografia, ilustração, design e tudo que faz parte do nosso mundo com o Photoshop e todos os aplicativos da Adobe Creative Cloud.

Fique ligado nossos próximos entrevistados e, se você tiver indicações, fala com a gente!

Siga Hugo nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/hugo_ceneviva/
Site: https://anchor.fm/dodgeandburn

03/07/2020

0 responses on "Entrevista com Hugo Ceneviva, por Alexandre Keese"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail