O que é um arquivo RAW?

O que é um arquivo Raw?

Um arquivo no formato Raw é o arquivo nativo capturado pela câmera, sem compressão. Quando fotografamos, a imagem chega ao sensor, sofre uma interpolação, recebe uma auto configuração do sistema da câmera para aspectos como balanço de branco, contraste, saturação e nitidez, e então é comprimida para o JPEG. Este é o motivo pelo qual algumas pessoas dizem “ah, eu fotografei nos dois formatos, e o JPEG estava mais bonito”. Sim, isso pode acontecer, porém é muito mais vantajoso nós mesmos aplicarmos essas configurações de acordo com a foto e nosso olhar, e com a desvantagem de que no JPEG ficamos limitados na hora da edição, pois os arquivos em RAW são amplamente mais ricos em informação que um JPEG.

 

 

Os arquivos RAW também são conhecidos como “negativos digitais”, pois são como os negativos das câmeras analógicas, e um arquivo JPEG é como uma revelação pronta. Ou seja, dos negativos podemos gerar imagens, trabalhá-las, mas na foto já revelada isso se torna mais restrito.

Onde processar meus arquivos RAW?


Os dois softwares mais utilizados para essa função são o
Adobe Camera Raw (plugin que acompanha o Photoshop) e o Adobe Lightroom, que permite não só editar, mas organizar e catalogar suas imagens. Interessante observar que o módulo de revelação do Lightroom (Develop) é exatamente o mesmo mecanismo do Camera Raw, ou seja, uma foto editada em um, poderá ser editada ou reeditada exatamente da mesma maneira no outro (sendo de versões equivalentes, como o Camera Raw 8.0 é equivalente ao Lightroom 5.0).

Os ajustes de um arquivo RAW através de programas apropriados a ele são não-destrutivos, ou seja, essas edições não alteram os PIXELS da foto, e sim criam uma série de instruções de como essa foto deve ser. Ou seja, se eu retirar toda a saturação, eu não estarei transformando o PIXEL em escala de cinza, e sim apenas criando uma INSTRUÇÃO para que o aplicativo me mostre a foto em escala de cinza. Sem contar na vantagem de todas essas modificações serem reeditáveis, e da possibilidade de voltar ao arquivo original a qualquer momento.

 

 

 

 

 

Observe como podemos ganhar informações num arquivo Raw:

 

            X Recuperamos áreas super expostas;
  X Recuperamos áreas sub expostas;
  X Podemos trabalhar a luminosidade de áreas específicas;
  X Melhora significativa na saturação.

 

 

 

 

 

 

 Veja o antes e depois:

 

before
after

 

 

 

Maior latitude

 

Por serem amplamente mais ricos em informações que um JPG, uma foto super exposta ou sub exposta tem mais chances de ser salva estando neste formato. Veja o exemplo abaixo: configurei minha câmera para fotografar em RAW + JPG e fiz uma foto bem super exposta (estourada). É claro que não existem milagres, devemos sempre estar bem atentos ao fotômetro da câmera para não ter erros. Porém, observe como recuperamos melhores informações no RAW ao diminuir a exposição em menos dois pontos:

 

 

 

original

 

 

Exposure -2 no arquivo RAW

 

 

 

Exposure -2 no arquivo JPG

 

 

 

 

 

 

Formatos de arquivos


Cada fabricante tem uma extensão diferente para seus arquivos RAW. Por exemplo:

 

       Canon: .CR2
Nikon: .NEF
Fuji: .RAF
Sigma: .X3F
Panasonic: .RAW, .RW2
Leica: .RAW, .RWL .DNG

 

Essa questão faz com que, toda fez que um fabricante lance uma nova câmera, seja necessário uma atualização nos softwares de processamento para que possam ler esses arquivos. É por este motivo que versões antigas do Lightroom ou do Camera Raw não conseguem abrir arquivos originados de câmeras recém-lançadas.

Mas, não se preocupe! Além dessas atualizações serem praticamente instantâneas com o novo Creative Cloud, a Adobe também criou um formato de arquivo RAW padrão: o DNG; e um plugin que permite converter seus arquivos RAW para esse formado, o DNG Converter.

 

Por que converter para DNG?


Além de questões como a incompatibilidade dos arquivos nativos das câmeras, esses arquivos são “intocáveis”, ou seja, as edições não são salvas diretamente neles. Ao fazer alguma edição, o software cria um arquivinho carona, de extensão .XMP, que contém as instruções da edição feitas e acompanha o arquivo RAW nativo. A vantagem do DNG é que ele insere esse arquivo sidecar dentro dele, mantendo a característica do arquivo RAW, sua informação original, e sem a preocupação de compatibilidade.

 

 

Afinal, qual usar?

 

O formato a ser utilizado depende do objetivo das fotos. Se haverá qualquer tipo de pós produção, o RAW é com certeza o mais recomendado. Porém, por ser um arquivo mais pesado que o JPG, não é preciso mantê-los no seu HD quando o trabalho já estiver concluído. Por tanto, eu capturo em RAW, converto em DNG, faço as edições necessárias, e uma vez que o trabalho estiver concluído, armazeno em backup apenas os arquivos finais em alta resolução em JPG. Um exemplo são fotos do dia-a-dia, das reuniões em família, de lazer: capturo em raw, edito o que for necessário e já elimino o RAW, poupando meu HD.

Mas se você vai fazer um trabalho, onde não haverá nenhuma edição, por exemplo, está cobrindo uma festa, e as fotos ficarão passando num telão, não haverá tempo de importar, converter e exportar para o JPG, por isso não vale a pena.

Eu particularmente, fotografo tudo em RAW!

 

 

Veja alguns exemplos de fotos tratadas do começo ao fim no Adobe Camera Raw, que apresentei no Photoshop Conference 2013:

 

before
after

Recursos como correções de distorções das lentes

 

before
after

É possível transformar totalmente uma imagem, trazendo a emoção do momento fotografado!

 

before
after

Recuperar informações perdidas à primeira vista, como esse lindo céu azul.

 

 

 Curtiu? Para saber mais sobre o Adobe Camera Raw, confira o curso Dominando o Adobe Camera Raw:

 

 

 

 

 

Para baixar o ACR e o DNG Converter:

WINDOWS

MAC

OBS.: O DNG Converter é um plugin free da Adobe, enquanto o ACR é pago juntamente com o Photoshop.

Para testar o Lightroom:

Adobe Lightroom

 

 

Um forte abraço e até mais! =D


Erica DalBello

 

0 responses on "O que é um arquivo RAW?"

Deixe sua mensagem

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes. Telefone: (0xx11) 4013-7979 - E-mail
Open chat
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?