PhotoPro - Grupo Profissional de Photoshop
CADÊ O ALÊ
Lightroom - Primeiros passos

Lightroom - Primeiros passos

23. May. 2012

Neste tutorial, conheceremos um pouco do Lightroom e os primeiros passos para utilizá-lo.

O Lightroom é um software indispensável para fotógrafos, pois nele é possível organizar, classificar, editar e dar diversos meios de saída para as imagens.

Ele não substitui o Photoshop, pelo contrário, trabalham em conjunto. A diferença entre eles é que no Photoshop trabalhamos diretamente nos pixels, e temos uma possibilidade bem ampla de manipulação, consequentemente podemos perder informações e qualidade, já o Lightroom não edita diretamente a imagem, mas cria um arquivo extra com as informações dessas alterações. Ou seja, fazemos os ajustes finos no RAW dentro do Lightroom, e partimos para o Photoshop para edições mais específicas, como recortes, montagens, entre outros recursos.


O Lightroom é dividido em módulos, separando a organização e classificação (Library), a edição (Develop) e os meios de exportação (Book, Print e Web). O Lightroom 4 traz um novo recurso de Mapas e GPS, mas voltarei a falar dele em um outro tutorial.


Antes de trabalhar com qualquer imagem no Lightroom, é preciso abrir ou criar um catálogo e importar suas imagens.
  Lembre-se que o software não copia as imagens para dentro dele, mas cria um link, ou seja, um caminho para onde as imagens estão. Ele trabalha com imagens de diversos formatos, sendo que, no processo de manipulação, os arquivos RAW têm melhores resultados.

Ao abrir o Lightroom pela primeira vez, teremos a janela mostrada no exemplo abaixo, para carregar ou criar um novo catálogo.
Caso não seja a primeira vez que você abriu o Lightroom, e você já tem catálogos criados, poderá acessar essa janela de catalogos: é necessário abrir o programa com o Option (MAC) / Alt (PC) pressionado e ele carregará a lista dos últimos catálogos criados.



Escolho então a pasta e o nome para o meu catálogo:



Clique em Import para começar.

Com o catálogo criado, teremos a interface do Lightroom aberta. Agora, vamos importar nossas fotos.
Ao lado esquerdo, marcamos a origem das fotos, seja ela um HD externo, um cartão de memória, o próprio HD etc.

Ao centro, temos a ação. Eu escolhi copiar do meu HD Externo para o disco rígido.
Não recomendo usar a opção MOVER, pois é sempre legal ter um backup das imagens para não correr riscos como quedas de energia.

Logo após selecionar o caminho de origem, as fotos aparecão como um preview, ou seja, não poderemos editá-las.



Ao lado direito, temos algumas opções de importação, como a opção de fazer uma segunda cópia, de renomear os arquivos, de inserir metadados e palavras-chave.



Podemos acompanhar o processo de importação das imagens por uma barrinha, no canto superior esquerdo.


Módulo Library

Para concluir a importação, fui no módulo Library (Biblioteca), onde podemos organizar, classificar e visualizar nossas fotos. Aqui, podemos adicionar estrelas de 1 a 5 e rótulos (cores), exatamente como no Adobe Bridge. Temos também uma terceira opção de classificação, que são as bandeiras: bandeira branca, bandeira preta e sem bandeira.

Na barrinha abaixo, podemos filtrar as imagens de acordo com a classificação. Caso essas opções não estejam disponíveis, basta clicar na setinha no canto para definir quais recursos deseja deixar disponível.



No menu lateral esquerdo, tenho a aba Collections. Criarei uma coleção, que é um grupo de determinadas imagens. O mais legal dessas coleções, é que não preciso copiar e colar meus arquivos, ou seja, duplicá-los: terei nessa coleção apenas um caminho para minhas imagens. Ou seja, determinada foto pode estar em infinitas coleções diferentes, sem precisar duplicá-la.

Seleciono as fotos que farão parte da minha coleção e, no menu Collections, ao lado esquerdo, clicarei no ícone + e, no menu pop-up que irá surgir, clicarei em Create Collection.



Na parte central, temos algumas opções para visualizar as imagens, conforme podemos ver nos exemplos abaixo.

Das quatro opções, a primeira, que vem por padrão, mostra uma miniatura de cada foto.

A segunda opção (tecla de atalho E) mostra cada imagem isoladamente.

A terceira opção compara duas imagens selecionadas, e no modo Develop mostra o antes e o depois.


E a quarta opção mostra duas ou mais fotos, selecionadas para comparação.

Ao selecionar uma imagem, temos no lado direito, as suas características:


Histograma, com informações de ISO, distãncia focal, abertura e obturador.

O Quick Develop, ou Revelação Rápida, 
como o próprio nome diz, são algumas características que já podemos alterar antes de ir para o módulo de revelação. Eu, particularmente, prefiro fazer essas alterações apenas no módulo de Revelação, para ter mais precisão.



As palavras-chave inseridas no ato da importação foram gerais para todas as imagens. Caso seja necessário adicionar mais palavras, ou mesmo se tiver esquecido de inserí-las, podemos acrescentar agora. O Lightroom também cria um banco de dados com todas as palavras já utilizadas, além de mostrar as mais recentes, e também sugerir outras.





Aba de metadados, como copyright, autor, data da foto, camera, lente etc

Com tudo isso definido, podemos ir para o modo de revelação (Develop), tecla de atalho D, onde faremos as correções e aplicaremos os efeitos nas imagens. Veremos isso no próximo tutorial!

Quer saber mais sobre Lightroom?

Abraços!

Erica DalBello






  1. João H Hollerbach disse:

    Como faço para que o Lightroom não queira importar as fotos toda a vez que coloco um cartão de memória no computador? Gostei muito do tutorial, aguardo os próximos. Parabéns!

  2. João H Hollerbach disse:

    Como faço para que o Lightroom não queira importar as fotos toda a vez que coloco um cartão de memória no computador? Gostei muito do tutorial, aguardo os próximos. Parabéns!

  3. Distéfano disse:

    Tutorial nota 10.
    Aproveito para responder a pergunta do João:
    Abra o Lightroom, vá no menu Editar e click em Preferências, na janela que se abrir vá nomenu Geral e desmarque a opção: Mostrar caixa de diálogo de importação quando um cartão de memória for detectado.

  4. Distéfano disse:

    Tutorial nota 10.
    Aproveito para responder a pergunta do João:
    Abra o Lightroom, vá no menu Editar e click em Preferências, na janela que se abrir vá nomenu Geral e desmarque a opção: Mostrar caixa de diálogo de importação quando um cartão de memória for detectado.

  5. Rogerio Zachello disse:

    Parabens Erica! Tenho esse DVD Lightroom 4 que é apresentado pelo Clicio Barroso. Esse DVD é muito essencial para os iniciantes que pretende trabalhar com esta fantastica ferramenta de trabalho em fotografia digital. Parabens pelo tutorial Erica

  6. Roseno disse:

    Muiito bom...mas estou com um probleminha e nao consigo sanar...as minhas fotos em raw não carregam totalmente no lightroom, elas aprecem parcialmente, como resolvo isso?

  7. carlos disse:

    Como faço para que o Lightroom não queira importar as fotos toda a vez que coloco um cartão de memória no computador? Gostei muito do tutorial, aguardo os próximos. Parabéns!

  8. Denilson disse:

    Como eu faço para mudar o tamanho do book no lightroom 5.3?

Deixe um comentário

AGENDA CURSOS
PhotoshopMais

Data: 23 de agosto de 2014
Local: Grand Hotel Royal - Sorocaba/SP

ExpoPrint 2014 Feira Gráfica
Livro Photoshop, DVD Photoshop, DVD Lightroom, DVD Illustrator
Eizo Monitores
PODCAST VER TODOS
Conheça a família Photoshop com Alexandre Keese
18. Jul. 2014
Assista já!
Edição e criação de Script para otimizar tarefas usando o InDesign
10. Jun. 2014
Assista já!
Criando uma interação para iPad com InDesign
23. May. 2014
Assista já!
Criando um Mockup Digital com a dupla Illustrator e Photoshop
15. May. 2014
Assista já!
Converter fotos em preto e branco no Lightroom
09. May. 2014
Assista já!

FIQUE LIGADO!
DIRETO DO BLOG DO ALÊ

Visualize Spots no Lightroom 5

22. Jul. 2014

Confira no tutorial de hoje, com a instrutora Erica DalBello, uma das super novidades do Adobe Lightroom 5.

Conheça a família Photoshop com Alexandre Keese

18. Jul. 2014

Nesta videoaula 97 do PhotoPro TV, o instrutor Alexandre Keese apresenta a família Photoshop que faz parte do Creative Cloud

Como alterar as unidades de medidas no Photoshop

16. Jul. 2014

Veja no tutorial de hoje do Grupo PhotoPro como alterar as unidades de medidas do Photoshop de acordo com sua necessidade

CONTATO

Endereço: Rua Madre Maria Basília, 237 - Centro
Cep 13300-003
Itu / SP
Telefone: (11) 4013-7979

Email: info@photopro.com.br

©Copyright - Todas as marcas utilizadas neste site são propriedade a seus respectivos fabricantes.